Vídeo Marketing para Empresas

Guia completo para entender e usar vídeo marketing na estratégia de marketing digital da sua empresa. O que é, vantagens, dicas e como medir o desempenho.

Vídeo Marketing já não é só uma tendência. É fundamental para a estratégia digital de qualquer empresa, marca ou organização. 

Especialmente na estratégia das redes sociais. Segundo a Marktest, no estudo Portugueses e as Redes Sociais, quase 90% dos utilizadores vêem vídeos nas redes sociais. Dois em cada três utilizadores que vêem vídeos partilham links de vídeo.

O potencial nas redes sociais é gigantesco, mas não se resume só a plataformas como o Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok ou Linkedin. 

É igualmente importante para os motores de busca. Os resultados de pesquisa do Google apresentam cada vez mais vídeos. E o Youtube ultrapassou Facebook e Instagram como plataforma privilegiada para ver vídeos

“É demasiado caro”, “dá muito trabalho”, “não tenho equipamento”. Estes e outros argumentos vão facilmente cair depois de ler este conteúdo. 

Lembre-se: o aspeto mais importante ao construir uma estratégia de vídeo marketing é criar vídeos originais que se relacionem com o seu público. Continue a ler ou avance para uma secção específica do seu interesse utilizando os pontos acima. 

1- O que é Vídeo Marketing?

É a utilização de vídeos na sua estratégia para promover e comercializar os seus produtos ou serviços, alcançar maior interação nos seus canais de comunicação e/ou educar o seu público-alvo.

agencia-de-marketing-digital
Reproduzir vídeo

2- Vantagens do Vídeo Marketing para o seu negócio

Se nunca pensou em associar vídeos aos produtos ou serviços que está a comercializar no seu website, este bem pode ser o gatilho para que o faça. 

Vídeo prende-nos ao ecrã, é instintivo e apelativo. É, porventura, o nosso primeiro clique num website e o conteúdo que escolhemos para saber mais sobre um produto ou serviço. Veja este exemplo da Nike.

Deve aproveitar esta oportunidade para conduzir o cliente a uma ação importante para o seu negócio, seja uma venda, o preenchimento de um formulário ou um telefonema. 

Vídeo é também muito fácil de consumir e o conteúdo mais partilhado nas redes sociais. É universal se se tornar viral. 

Posiciona-o nos lugares cimeiros nos resultados de pesquisa do Google. Se estar nas primeiras posições dos resultados de pesquisa Google sempre que o seu cliente-alvo procura pelos seus produtos ou serviço significa tanto para si como significa para nós, o vídeo é um conteúdo indispensável. 

A importância acrescida deste tipo de conteúdo tem levado a que surja cada vez mais nos resultados de pesquisa e a sua otimização é a chave.

criacao-de-sites-porto

Guia Youtube SEO

Posicionar estrategicamente o site da sua empresa não precisa de ser um filme

Tipos de vídeos que aumentam as suas vendas

  • Vídeos de interação e envolvimento, ideais para gerar interação nas redes sociais e aumentar o alcance das suas publicações.
webdesign-marketing-digital
Reproduzir vídeo
  • Vídeos explicativos – mostrar como funciona ou como fazer, guias, tutoriais, que ajudam os seus clientes a compreender melhor os seus produtos ou serviços.

video-marketing-play-abia-digital-marketing-digital
Reproduzir vídeo
  • Vídeos de análise e demonstração – vídeos de comparação entre produtos, as suas características mais técnicas e funcionalidades próprias.
video-marketing-play-abia-digital-marketing-digital
Reproduzir vídeo
  • Vídeos de diretos

Os diretos são simples de fazer, não têm custos e o balanço que geram é fenomenal.

  • Vídeos de animação explicativos – são vídeos importantes para transmitir uma mensagem sobre o funcionamento de um produto ou serviço; simplifica a mensagem e desdramatiza receios iniciais em avançar para a compra, a subscrição ou contacto.
video-explicativo-para-empresas
Reproduzir vídeo

Saiba mais sobre este tema:

3- Dicas para os seus vídeos arrasarem no digital

Seja original e crie vídeos que se relacionem com o seu público-alvo, os seus produtos ou serviço. Esta é a principal dica que poderemos dar. 

Pessoas não partilham anúncios, partilham emoções, interesses, algo com que se identificam na sua comunidade ou no dia-a-dia. Gostaria mais de ver um vídeo sobre as características de um produto ou sobre como esse produto mudou a vida de uma pessoa?

video-marketing-guia
Reproduzir vídeo

Entreter, entreter, entreter. Vídeo funcionam bem nas redes sociais, certo? O quê que as pessoas procuram nas redes sociais? Exato. 

Crie vídeos entretidos. Não tem de ser o melhor vídeo do mundo, desde que considere que não é enfadonho.

video-marketing-digital
Reproduzir vídeo

Saiba mais sobre este tema:

4- Vídeo Marketing no Facebook

Facebook respira vídeo. Facebook Watch e Facebook Live são apostas claras do gigante norte-americano para reter utilizadores na rede social.

O smartphone é o dispositivo mais utilizado para aceder às redes sociais, nomeadamente o Facebook, logo os seus vídeos têm de ser direcionados para este dispositivo, seja em stories ou feed. 

Um outro aspeto que tem de ter em conta é que grande parte das pessoas vêem vídeos sem som. É algo predefinido pela rede social, de forma a não se tornar intrusivo. Logo, deve utilizar legendas nos seus vídeos, principalmente se tratar-se de conteúdo informativo.

Sempre que possível, partilhe vídeos nativos, ou seja, vídeo carregados diretamente do seu computador ou smartphone ou qualquer outro dispositivo. Em oposição a usar vídeos de plataformas externas como o Youtube.

Vídeos nativos têm mais 168% de interação que vídeos do Youtube, geram mais 135% alcance orgânico do que imagens e são os mais partilhados: mais de 611% que o segundo formato, o vídeo do Youtube.

 

Saiba mais sobre este tema:

5- Vídeo Marketing no Instagram

O vídeo impulsionou o Instagram. Assim como o Tik Tok, são redes que vivem do vídeo, da interação das stories e do movimento. 

O Instagram é, portanto, diferente de outras redes sociais, como o Facebook, por exemplo. Logo, o conteúdo que partilha numa rede não significa que deve publicar na outra, pois o público-alvo é certamente diferente. 

Utilize #hashtags: são os tópicos agregadores de conteúdos no Instagram e a forma orgânica como outros utilizadores podem encontrar a sua empresa, sem ter obrigatoriamente de promover o seu conteúdo. O segredo é ser específico, curto e direcionado.

Existe uma técnica que pode utilizar para descobrir novas hashtags ou saber quais agregam mais publicações.

instagram-video-marketing
pesquisar-hashtags-instagram-marketing-digital

Saiba mais sobre este tema:

6- Vídeo Marketing no Linkedin

O Linkedin é a maior rede social profissional em Portugal. É diferente de Facebook, Instagram ou Twitter. 

Ao publicar no Linkedin está a comunicar com profissionais, que podem muito bem ser os seus clientes, parceiros, concorrentes ou funcionários.

Vídeos sobre casos de estudo ou histórias de sucesso com clientes são excelentes para promover os seus produtos ou serviços.

Pode integrar a ferramenta Lead Ads do Linkedin com vídeos e atingir os objetivos da sua empresa, seja para angariar novos clientes, gerar mais interação, obter mais alcance, em ações de recutamento ou promoção de eventos. 

linkedin-video-case-studies
Reproduzir vídeo
linkedin-lead-gen-forms
Reproduzir vídeo

Saiba mais sobre este tema:

7- A importância do vídeo de animação explicativo

O vídeo de animação explicativo é a ferramental ideal para explicar um processo

Se tem um produto ou um serviço excelente e sente dificuldades em transmitir o seu funcionamento, potencial ou qualidades então o vídeo de animação explicativo é para si.

 

videos-explicativos-empresas
Reproduzir vídeo

O vídeo de animação é apelativo, informativo, engraçado ou interessante. O estilo, o tom e a personalidade é definida por si, mediante os objetivos que pretende alcançar. 

Vídeos de animação associados a publicações de redes sociais, campanhas de e-mail marketing, subscrição de produtos ou serviços, geração de leads ou apenas presente no seu website, acompanhado por um CTA, tem garantidamente um desempenho melhor de qualquer conteúdo estático. 

video-marketing-play-abia-digital-marketing-digital
Reproduzir vídeo
video-marketing-play-abia-digital-marketing-digital
Reproduzir vídeo

Saiba mais sobre este tema:

Preparar! Ação!

Bem, tem tudo para potenciar a sua estratégia de Vídeo Marketing.

Esperamos que utilize esta informação para criar melhores vídeos online e maravilhar a sua audiência. 

Segundo um estudo da Cisco, Forecast and Trends, 2017-2022, em 2021 mais de 80% do tráfego será de vídeo. Comece já hoje! 

Se tiver alguma dúvida ou questão contacte-nos e utilizaremos todo o nosso conhecimento, criatividade e recursos para ajudar na melhor estratégia de vídeo marketing

Até já!

 

Se Gostou deste Artigo Partilhe

Quero receber conteúdo exclusivo sobre Marketing Digital

empresa-de-marketing-digital

→ Estratégias e Soluções
→ Ferramentas e Análises
→ Guias, Tutoriais e Dicas
→ Ofertas e Promoções

Erro
Obrigado pela sua subscrição. Enviamos-lhe um e-mail.

Solução de Vídeo Marketing

Abia Digital. Todos os direitos reservados.

Scroll to Top

Reduzir-custo-de-aquisicao

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Anuncios-Telemoveis-Mobile-Marketing

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

videos-explicativos-empresas

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

youtube-seo

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

anuncios-linkedin-video

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.