Otimize o SEO do Site da Sua Empresa em 20 minutos

Por Abia Digital

Publicado 30 de novembro 2018

Atualizado a 16 de março de 2020

Ouvimos sempre dizer que o SEO demora muito tempo ou dá muito trabalho, por isso compilámos três dicas rápidas de implementar para otimizar o SEO nas páginas do site da sua empresa.

Lembre-se que o SEO é fundamental para posicionar os seus produtos e/ou serviços do seu negócio nas posições cimeiras da pesquisa de resultados do Google e outros motores de busca. 

E se aposta em anúncios Google, otimizar o SEO das sua páginas contribui para elevar o índice de qualidade das mesmas e assim baixar o seu custo por clique.

Introduzimos algumas ferramentas interessantes que pode utilizar para agilizar o trabalho. Basta seguir as nossas indicações.

Vamos a isso.

1 – Correta Pesquisa de Palavras-Chave

É a preparação para a otimização. Sim, é essencial, não há como saltar para o passo dois.

Tenha em consideração que na maior parte das vezes as palavras-chave que presume que são pesquisadas pelo seu potencial cliente não são realmente as que utilizam para encontrar os seus produtos ou serviços.

Seo para Empresas

Pois é.

Como saber quais são as palavras-chave?

Utilize o Google.

  • Google Search Console – É uma ferramenta gratuita da Google que lhe apresenta dados sobre como as suas páginas são encontradas, a posição do seu resultado e quais as palavras-chave.

Dica: Filtre a página que pretende otimizar, segmente por impressões e utilize as palavras-chave apresentadas em consulta. Apenas uma salvaguarda: terá de ter algum histórico de pesquisa. Se estiver a começar não serão apresentados resultados.

  • Google Keyword Planner – Se utiliza o Google Ads certamente conhece esta ferramenta. Vá a “Ferramentas” e selecione “Planeador de Palavras-Chave”. E voilá: “Encontrar Novas Palavras-chave”.

Tem uma terceira alternativa: consulte-nos para o pacote completo de otimização SEO.

Existem mil e uma ferramentas de pesquisa de palavras-chave online, mas consideramos estas as mais fidedignas para o mercado profissional em Portugal.

Atenção: Se está a otimizar o seu website em Portugal tenha em atenção que ao utilizar o Google Keyword Planner, por exemplo, deve filtrar os seus resultados para o território português, pois, lembre-se, existe o mercado brasileiro. Apesar de serem semelhantes, o português do Brasil e português de Portugal têm muitas diferenças na pesquisa. Cuidado também ao utilizar ferramentas que não permitem segmentação geográfica.

2 – Conteúdo com Palavras-chave Cauda Longa ou Long Tail

Não se concentre apenas na palavra-chave que define a sua atividade profissional.

Utilize palavras-chave longas, compostas, que habitualmente apelam a um nicho.

Dica: se vende peças de automóvel não tente otimizar repetidamente a sua página para “peças auto”. Recorra, por exemplo, a “caixa de velocidade automática ford”.

Evite utilizar a mesma palavra-chave muitas vezes.

Google considera esta ação como uma má prática. Opte por utilizar sinónimos ou construção de palavras-chave mais longas.

Escreva de forma fluída e com sentido.

Recorrendo ao exemplo das peças automóvel, não escreva algo: “caixa velocidade Ford Renault Porto”. Encaixe estas palavras-chave em parágrafos. Procure transmitir uma ideia por parágrafo.

3 – Otimize os Títulos de Página, URL, Descrições, H1 e H2

Cada página deve ter o seu título e descrição, que representa exatamente aquilo que a página descreve.

“Abia Digital, a minha página tem muitos temas! É impossível”.

Guia Rápido SEO Empresas

Crie ou peça ao seu Webmaster para lhe criar uma nova página. É útil para a sua otimização orgânica e é fantástico para o seu cliente.

Evite títulos, descrições e url muito longos.

Bana os erros ortográficos. É um apelo que fazemos. É simples, mas acontece recorrentemente em todo o lado. Se for preciso, cole o seu texto num corretor ortográfico.

Defina o seu H1 com o principal tema da página.

Recorda-se do ponto 2? Utilize sinónimos no seu conteúdo.

Bem, deixou de ter desculpas para otimizar o SEO do website da sua empresa. Ou, pelo menos, estes pontos básicos. São um bom início para uma otimização que se pretende constante e assente numa estratégia de negócio. 

Até já. 

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