Google Nova Atualização do Algoritmo: a importância da experiência do utilizador

Por Abia Digital

Publicado 1 de junho de 2020

O Google divulgou recentemente três novos critérios que vão influenciar o posicionamento das páginas do seu website nos resultados de pesquisa

Todos estão relacionados com a experiência do utilizador e farão parte do algoritmo já no próximo ano.

Estas métricas medem velocidade de carregamento da página, o tempo de resposta à interação e a estabilidade visual. Juntamente com a usabilidade, a segurança e fácil navegação complementam um conjunto de critérios de classificação de uma página segundo a experiência do utilizador. 

Estes fatores contribuem para a decisão do Google mostrar a página do seu website ao utilizador ou não,  sempre que este pesquisa por termos relacionados com os seus produtos ou serviços. São os novos critérios SEO que deve ter em conta.

Estas métricas essenciais da web já estão disponíveis na search console.

Largest Contentful Paint (LCP)

O que é Largest Contentful Paint?

A LCP é uma métrica focada na velocidade de carregamento da página. Calcula a duração de carregamento do elemento (texto, imagem ou vídeo) mais pesado no ecrã até ao carregamento completo da página. 

Ou seja, a duração que uma página demora a carregar e ser mostrada ao utilizador. Quanto mais rápida melhor. 

Eis os valores de referência na avaliação desta métrica:

lcp-atualizacao-algoritmo-google-abia-digital

O que é uma boa classificação no LCP?

Para obter uma boa classificação no LCP é necessário que o conteúdo (texto, imagem ou vídeo) mais significativo carregue em 2,5 segundos.

Como melhorar a velocidade de carregamento da página?

Há vários fatores que influenciam a velocidade de carregamento de uma página, mas os mais importantes são os tempos de resposta do servidor, menos Javascript e CSS e tamanho de imagens e vídeos.

First Input Delay (FID)

O que é First Input Delay?

O FID calcula o tempo de resposta de uma página do seu website. 

Ou seja, a duração que o browser demora a responder sempre que um utilizador clica num link ou interage com outro elemento da página.

Eis os valores de referência na avaliação desta métrica:

fid-atualizacao-algoritmo-google-abia-digital

Como melhorar o tempo de resposta do seu website?

O tempo de resposta é otimizado através da limpeza do código do seu website e menos utilização de JavaScript.

Cumulative Layout Shift (CLS)

O que é o CLS?

O CLS mede as alterações do conteúdo no layout no momento de carregamento da página. 

Por vezes, quando carrega uma página de um website o conteúdo muda de lugar, pois ainda não estava totalmente carregada. 

Uma mudança de layout ocorre sempre que um elemento visível muda a sua posição de um quadro para o próximo. 

Eis os valores de referência na avaliação desta métrica:

Como corrigir movimentações do conteúdo no momento de carregamento da página?

Basta definir tamanhos e atributos para as suas imagens e vídeos, de forma a que não haja alterações no layout e, obviamente, organizar o seu conteúdo (texto, imagens, elementos gráficos e vídeos) de uma forma visualmente limpa e não por cima de outro conteúdo.

Como medir estes novos critérios?

Pode medir estes critérios recorrendo a estas ferramentas: PageSpeed InsightsChrome UX ReportSearch ConsoleChrome DevToolsLighthouse, and Web Vitals Chrome Extension.

Estes critérios vão afetar o SEO do seu website?

Sim, mas provavelmente não de uma forma decisória. 

O Google diz que vai utilizar estes critérios como forma de desempate entre websites que apresentam páginas igualmente relevantes.

É certamente algo que tem de se preocupar, mas as suas prioridades de otimização SEO continuam a ser a qualidade do conteúdo, a otimização do website e a relevância para a pesquisa. 

 

Se gostou deste artigo partilhe

Quero receber conteúdo exclusivo sobre Marketing Digital

agencia-de-marketing-digital

→ Estratégias e soluções
→ Ferramentas e análises
→ Guias, tutoriais e dicas
→ Ofertas e promoções

Erro
Obrigado pela sua subscrição. Enviamos-lhe um e-mail.

Soluções de Marketing Digital para empresas

agencia-empresa-de-marketing-digital-porto-gaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

Reduzir-custo-de-aquisicao

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Anuncios-Telemoveis-Mobile-Marketing

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

videos-explicativos-empresas

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

youtube-seo

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

anuncios-linkedin-video

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.