Google confirmou problemas de indexação que em alguns casos causaram quedas abruptas no posicionamento nos resultados de pesquisa de vários websites.
Foram revelados dois problemas. Um problema que afetou a indexação mobile e outro os canônicos, ou seja, a forma como o Google identifica e trata conteúdo duplicado.
O anúncio chegou via Twitter. Danny Sullivan revelou que o fenómeno tem impacto em alguns URLs, que simplesmente desapareceram da pesquisa de resultados, e foram substituídos por outros, com relevância secundária, ou seja, precipitando uma queda abrupta no posicionamento.
Em determinados casos, websites que ocupavam há algum tempo as primeiras posições na pesquisa de resultados por determinadas palavras-chave, muitas delas importantes para o seu negócio, caíram para a terceira e quarta páginas.
We are currently working to resolve two separate indexing issues that have impacted some URLs. One is with mobile-indexing. The other is with canonicalization, how we detect and handle duplicate content. In either case, pages might not be indexed....
— Google SearchLiaison (@searchliaison) October 1, 2020
Foi também revelado que aproximadamente desde 20 de setembro que o problema existe com os URLs canônicos.
The issue with canonicals impacted roughly about 0.02% of our index, beginning around Sept. 20 until late yesterday around 4:30pm PT. We’ve since restored about 10% of those URLs and keep reprocessing more.
— Google SearchLiaison (@searchliaison) October 3, 2020
Problemas de indexação: impacto em Portugal
No Google.pt detetámos problemas de indexação que causaram uma enorme flutuação no posicionamento nos resultados de pesquisa.
Registamos casos em que a home page, que agregava posições fundamentais em Google, simplesmente desapareceu. Outros em que a variação de posição foi constante durante dias, passando, inclusive, da primeira posição em Google para a vigésima e vice-versa.
Dos casos mais graves, registam-se a perda de 76% de visibilidade em Google.
Numa primeira fase, a indexação manual dos URL’s resolveu momentaneamente o problema e recuperou quase de imediato o posicionamento. Mas a situação voltou a verificar-se passadas 24-48 horas.
Resolução dos problemas de indexação em Google
Apesar do Google anunciar que a situação está praticamente resolvida, os problemas ainda persistem um pouco por todo o mundo.
Esta não é ainda uma situação resolvida.
Update: the mobile indexing was effectively resolved yesterday, with about 99% of the URLs restored. Work on the canonical issue continues, with about 55% of impacted URLs restored.
— Google SearchLiaison (@searchliaison) October 9, 2020
Se tiver dúvidas contacte seo.team@abiadigital.pt
Se gostou deste artigo partilhe
Quero receber conteúdo exclusivo sobre Marketing Digital

→ Estratégias e soluções
→ Ferramentas e análises
→ Guias, tutoriais e dicas
→ Ofertas e promoções
Soluções de Marketing Digital para empresas
