Tipos de estratégias de Marketing Digital e quais utilizar na sua empresa

Publicidade Google Adwords
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on reddit
Share on email
Digital Marketing Specialist na Abia Digital

Há diferentes tipos de estratégias de marketing digital que pode implementar para atingir os objetivos da sua empresa no digital. 

São distintas, mas na maior parte dos casos cruzam-se, complementam-se e até partilham os mesmos canais de comunicação. 

Aliás, atualmente faz sentido utilizar várias estratégias em conjunto, de forma a tirar maior proveito para o seu negócio.

Antes de enveredar por uma nova estratégia digital é aconselhável saber como implementar uma estratégia de marketing digital e conhecer melhor o seu cliente-alvo, a sua concorrência, os canais de comunicação e como definir objetivos.

Neste artigo vamos perceber quais os tipos de estratégias de marketing digital que pode implementar e quais as que melhor se adequam aos objetivos que pretende atingir no digital. Vamos também tirar algumas dúvidas. Se mesmo assim tiver questões envie para blogabia@abiadigital.pt e iremos procurar responder aqui.

Tipos de estratégias de Marketing Digital

  • Otimização para motores de busca (SEO)
  • Inbound Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Publicidade Online
  • Publicidade Redes Sociais
  • Marketing de afiliados
  • Marketing de influência
  • SMS e E-mail Marketing
  • Notificações push
  • Redes Sociais
  • Vídeo Marketing
  • Geração de Leads

 

Website

Antes de começarmos a explorar os diferentes tipos de estratégias de marketing digital que pode implementar na sua empresa, é necessário salientar que grande parte das estratégias mais bem sucedidas online confluem no website

Logo, esta é uma ferramenta que deve considerar implementar na sua estratégia e que, apesar do advento das redes sociais, continua a ser a porta de entrada do seu negócio no digital. 

De preferência, um website otimizado para desktops, tablets e smartphones. Com uma boa experiência visual, estrutural e de usabilidade. E, acima de tudo, otimizado para surgir nas primeiras posições de Google e outros motores de busca, sempre que os seus clientes pesquisem por termos relacionados com os seus produtos.

Mais sobre websites otimizados

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é porventura a estratégia de marketing digital considerada imprescindível para o negócio de uma empresa ou organização no digital. 

O objetivo fundamental de qualquer negócio é ser encontrado, certo? Se ninguém souber que existe como vai vender os seus produtos ou serviços?

Google é onde o seu público pesquisa (representa 96,62% das pesquisas em Portugal e 97,59% no Brasil) e as pesquisas continuam a crescer

Estar nos primeiros resultados da pesquisa quando um cliente procura um serviço ou um produto que comercializa é uma vantagem gigantesca relativamente à concorrência, correto?

Utilize esta solução de SEO da Abia Digital e comece a posicionar-se em Google à frente da sua concorrência. SEO é uma arte e uma ciência para nós. Se quer começar já hoje utilize este guia base de SEO para iniciantes

O que deve ter em consideração ao implementar uma estratégia de SEO

  1. Corrigir erros SEO que estão a prejudicar o seu posicionamento. É essencial fazer uma análise ao seu website corrigir erros de SEO. Só este passo é o suficiente para subir posições. 
  2. Organizar o seu conteúdo e estrutura do seu website. A forma como os artigos do seu blog estão ligados, as páginas de produtos e comerciais estão construídas e a própria estruturação da página do seu conteúdo contribuem para a otimização SEO.
  3. Histórico do seu domínio. Um domínio com muitos anos na web tem, se for trabalhado, maior preponderância que um domínio recente. Google e outros motores de busca utilizam a antiguidade para classificar qualidade de um website.
  4. SEO on page. O SEO página é um processo muito importante e muitas vezes esquecido na construção de um website. O título do website, as hierarquias do seu conteúdo, a descrição do alt das suas imagens, os links internos e externos, o próprio conteúdo (texto, imagens, vídeos, infografias) são importantes para o seu posicionamento.
  5. SEO off page. A construção de backlinks é importante para o Google avaliar o seu website. Backlinks são links de outros website que direcionam para o website da sua empresa. Quanto maior a importância dessa referência melhor é para o seu posicionamento. Um backlink de um website governamental, por exemplo, com uma autoridade de domínio (AD) elevada  tem um efeitos propulsor no seu posicionamento. Mas o SEO fora do seu ambiente controlado inclui também partilhas nas redes sociais e interação.
  6. Utilizar ferramentas SEO é essencial para monitorizar o seu posicionamento e compreender se está a subir posições ou não. O Google Search Console é, sem dúvida, a melhor ferramenta SEO que pode consultar e usufruir. 
  7. Intenção de pesquisa. Utilizar a IA para prever a intenção do cliente nas suas consultas de pesquisa para cada estágio do funil de vendas. Entenda o que os clientes querem fazer no seu site e ajude-os a conseguir!

Inbound Marketing

O que é o inbound Marketing?

Inbound marketing ou marketing de atração é uma estratégia de marketing digital que tem como principal objetivo perceber quais as dúvidas e anseios dos seus clientes e fornecer-lhes informação relevante que permita atrair a sua atenção, conquistar a sua confiança e, por fim, obter a sua fidelização.

Estabelece logo à partida uma relação muita próxima com cliente,  construindo um diálogo, envolvendo-o e, quase sempre, apresentando soluções para os seus problemas. 

A constante estimulação desta estratégia em diferentes canais de comunicação cria uma ponte quase inquebrável na relação entre empresa e cliente, fazendo com que o cliente veja esta empresa como uma referência na matéria, uma autoridade, e a solução a recorrer quando avançar para uma compra de um produto ou aquisição de um serviço.  

O Inbound Marketing tem sido nos últimos anos a estratégia privilegiada pelas empresas para chegar aos seus clientes. Ao contrário do Outbound Marketing não é intrusiva e a qualificação da lead é geralmente muito maior. 

Inbound Marketing e Outbound Marketing

O que é o Outbound Marketing?

O outbound marketing é uma estratégia de marketing digital baseada na prospeção ativa, direta e recorrente, focada em novos clientes, segundo as características e atributos que compõem o cliente-alvo.

Inbound marketing não é uma oposição ao outbound marketing, são apenas tipos de estratégia de marketing digital diferentes. E, apesar de existirem muitas correntes contrárias à sua utilização em conjunto, na Abia Digital já comprovámos por diversas vezes que podem conviver numa estratégia de marketing digital para diferentes tipos de clientes. 

Inbound ou Outbound Marketing: qual a estratégia utilizar?

O inbound marketing sustenta-se na construção do conteúdo e a ser facilmente encontrado pelos clientes, tanto nas redes sociais como nos motores de busca. 

 

inbound-outbound-marketing-empresas

Complementa-se com muitas outras estratégias de marketing digital, sendo que está dependente da otimização SEO dos seus conteúdos, de forma a ser encontrado facilmente sempre que um potencial cliente pesquisa em Google e outros motores de busca por termos relacionados com os seus serviços ou produtos.

Apoia-se igualmente no marketing de conteúdo e numa estratégia de interação nas redes sociais.

As suas leads consomem ativamente os conteúdos que produz, mas não estão exatamente interessados em comprar neste momento. Quando esta necessidade existir sabem onde comprar.

O Outbound Marketing baseia-se em estratégias de contacto direto com o cliente, como telemarketing, anúncios Google, flyers, outdoors, mupis, anúncios de rádio, jornal ou televisão. 

As suas leads nunca ouviram falar da sua solução até agora, mas foram identificadas como potenciais compradores.

Pode muito bem utilizar as duas em simultâneo. Algumas características fundamentais para tomar a sua decisão ou basear a sua estratégia de marketing digital:

Inbound Marketing

  • Investimento menor
  • Tempo de implementação maior
  • Maior qualificação das leads
  • Retenção e fidelização do cliente
  • Maior facilidade de upsell

Outbound Marketing

  • ROI mais rápido
  • Investimento maior
  • Mais intrusivo
  • Compra por impulso
  • Ciclo de venda menor

Marketing de Conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo.

Marketing de conteúdo como estratégia para a sua empresa

Há uns anos se tivesse alguma dúvida sobre como escrever ou o significado de uma palavra recorria a um dicionário. Hoje é quase impensável… Vai ao Google. (Nós vamos muitas vezes ao Priberam).

Pessoas procuram na internet todo o tipo de soluções para os seus problemas e necessidades. A pandemia da Covid-19, desde o início de 2020 na Europa, veio adensar esta prática. 

Há uma oportunidade gigantesca para explorar milhares de pesquisas associadas aos seus produtos e serviços. 

O marketing de conteúdo permite que se posicione em Google e outros motores de busca quando o seu potencial cliente procura soluções para preencherem as suas necessidades. Aliás, é mais do que isto. 

Enquanto o posicionamento é vital (é diferente ocupar a 1.ª posição do que a 6.ª nos resultados de pesquisa Google por uma palavra-chave ou tópico determinante para o seu negócio – SEO) , a forma de construção do seu conteúdo e os diferentes momentos em que o apresenta desempenham um papel chave. 

Deve utilizar marketing de conteúdo na sua estratégia digital?

É praticamente consensual, em grande parte das atividades profissionais, que sim. 

Conteúdo gera tráfego para o seu website, aplicação, canal do Youtube ou página na rede social. Este é um ótimo princípio: trazer pessoas até si, reconhecerem a sua marca, o seu trabalho e educá-las com o seu conteúdo

Converter estas pessoas em clientes é uma outra fase da sua estratégia digital, que pode muito bem passar pelo Inbound Marketing. 

Blog

O blog da sua empresa é o que quiser que seja. Não existe uma definição restritiva de temas ou tópicos, distrações das redes sociais ou… os seus concorrentes. É o seu espaço de comunicação com os seus clientes. 

Contribui também para o posicionamento dos produtos e serviços da sua empresa em Google, aumentando a sua visibilidade. 

O meu negócio deve utilizar o blog como estratégia de marketing digital?

Utilizar o blog do ponto de vista de negócio é ter mais uma ferramenta que contribui para a geração de leads, angariação de tráfego, retenção e fidelização do cliente. 

Este é um canal, que pela sua natureza informal, estreita relações com o seu cliente. É ótimo para mostrar as vantagens do seus produtos ou serviços e como funcionam. 

O blog é para si, se pretender ampliar a sua visibilidade digital e ter um canal de comunicação por onde pode canalizar mais tráfego e trabalhar estes novos visitantes em novos clientes através de uma estratégia de marketing conteúdo. 

Blogs da comunidade, clientes ou parceiros

Utilizar blogs pessoais, da comunidade que consome e fala sobre os seus produtos e serviços, assim como utilizar blogs dos seus clientes ou parceiros, é sempre uma boa prática para aumentar o público que consome o seu conteúdo e, simultaneamente, trabalhar o posicionamento do seu website. 

Lembra-se que falamos no tópico sobre SEO como é importante criar backlinks para o seu website, ou seja, links externos que apontam para alguma página da sua empresa. 

Publicidade online

Search Engine Advertising (SEA) ou publicidade em motores de busca é publicidade em Google e outros motores de busca, cujo principal objetivo é apresentar os seus produtos ou serviços numa posição cimeira à da concorrência, (o que nem sempre acontece) sempre que o cliente pesquisa por produtos ou serviços que disponibiliza na sua empresa.

A publicidade online pode também ser efetuada em redes de websites anunciantes, redes sociais, apps, Youtube, e-mail, Discover, ou seja, em qualquer ambiente público da web que permita este enquadramento. 

Há diferentes tipos de publicidade online, com diferentes formatos, posicionamentos ou plataformas. Pode tirar partido destas especificidades para potenciar o seu negócio. 

Custo por clique (CPC)

O que é CPC?

Custo por clique (CPC) é valor monetário cobrado sempre que alguém clica no seu anúncio. 

O típico anúncio de CPC é aquele que é criado para os motores de busca, como por exemplo na página de resultados de pesquisa do Google.

Anúncios Display

O que são anúncios display?

Anúncios display recorrem essencialmente à força da imagem para publicitar o produto/serviço/empresa numa rede de websites anunciantes. Também utiliza o texto para complementar a comunicação.

A maior rede de display pertence ao maior motor de busca online e apresenta os seus anúncios no Youtube, Gmail ou no Discover.

Anúncios Shopping

O que são anúncios shopping?

 O shopping faculta uma experiência mais visual ao comprador. Permite apresentar os seus produtos com a imagem, nome, preço, disponibilidade, nome do retalhista e outras informações nos resultados de pesquisa Google, rede de display, Youtube, Gmal e Discover, e também no “compras”.

Google Shopping é imprescindível para lojas e-commerce impulsionarem a venda de produtos online. 

Anúncios Vídeo

O que são anúncios vídeo?

Os anúncios vídeo permitem apresentar o seu vídeo no Youtube ou nos websites parceiros e impactar a sua audiência, de acordo com um objetivo que estabeleceu para a sua campanha. 

Os anúncios vídeo são extremamente populares devido à sua eficácia em transmitir informação em poucos segundos. 

Para a eficácia da publicidade em vídeo é necessário avaliar o propósito do vídeo e a mensagem que pretende transmitir. Aqui pode saber mais sobre vídeo marketing.

tipos-de-anuncios-google-ads

Anúncios Retargeting

O que são anúncios retargeting?

Retargeting é uma estratégia que permite apresentar os seus anúncios a clientes que visitaram o seu website ou efetuaram alguma ação que considera valiosa no seu website. O objetivo é recuperar estes clientes e levá-los, por exemplo, a finalizar uma compra ou efetuar o contacto.

Diferença entre Retargeting e Remarketing

Em poucas palavras, retargeting utilizar publicidade paga para interagir com os visitantes do website e remarketing utiliza o e-mail para o mesmo objetivo. A grande diferença está ao nível do canal utilizado para comunicar com os seus clientes.

Publicidade nas Redes Sociais

Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e Linkedin

À semelhança dos motores de busca, as redes sociais também disponibilizam um espaço para publicidade. 

Esta publicidade redes sociais pode ser realizada com diferentes objetivos (gostos, alcance, visualizações de vídeo, conversão, entre outros ), diferentes formatos (imagem única, carrossel, vídeo, formulários) e diferente segmentação (geográfica, faixa etária, cargo, interesses, entre outros).

Mediante a sua estratégia digital, pode escolher que a sua publicidade seja apresentada no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e Linkedin.

Qual o tipo de publicidade que devo utilizar na estratégia digital da minha empresa?

Não existe uma resposta certa, sem antes saber qual o objetivo a alcançar e que tipo de estratégia se pretende implementar. 

Este é um bom artigo para perceber um pouco mais sobre objetivos e estratégia de marketing digital . Pode também contactar-nos e rapidamente iremos enquadrar a melhor estratégia de publicidade para a sua empresa.

É importante perceber que cada tipo de publicidade tem o seu objetivo e finalidade relativamente ao objetivo final: fazer negócio.

Por exemplo: através da publicidade na rede de pesquisa estará a qualificar mais rapidamente a sua lead (pode ler mais adiantes neste artigo sobre a qualificação de leads), pois estas são pessoas que estão a pesquisar o seu produto/serviço, logo existe uma intenção.

No que diz respeito às redes sociais, o utilizador é impactado por um anúncio enquanto navega na sua rede social, que pode muito bem ser algo em está interessado ou não.

Marketing de afiliados

O que é marketing de afiliados?

É gerar receita ou notoriedade através de uma rede a quem paga uma comissão se acrescentar valor ao seu negócio. 

Se tiver um blog que angaria muito tráfego para temas que interessam a uma determinada marca, que está interessada no mesmo ou numa franja desse público-alvo, pode facilitar um espaço para promover os seus produtos/serviços, recebendo em troca um valor monetário. 

Marketing de influência

O que é marketing de influência?

O marketing de influência assumiu grande preponderância no último ano, dando a ideia que todos e nenhuns são influencers, essencialmente nas redes sociais.

A verdade é que este tipo de estratégia funciona, mas também é verdade que tem diminuído a sua presença pelas mais diversas razões.

À cabeça está os valores exorbitantes que alguns influencers cobram às marcas, somas completamente impossíveis para algumas marcas nacionais estabelecerem um plano de marketing na comunicação dos seus produtos.

Para quase todos os males há remédio. E está a assistir-se a uma tendência muito interessante noutros países de micro-influencers.

O que são micro-influencers?

Micro-influencers são pessoas especializadas num determinado nicho que têm grande conhecimento sobre aquele produto e uma ampla capacidade de comunicação, interação e influência através dos seus canais digitais, não tendo, no entanto, milhares de seguidores ou subscritores.

São mais acessíveis, mais baratos e proporcionam maior interação com o público. Vale a pena tentar.

SMS e E-mail marketing

E-mail marketing é uma das mais populares estratégias de marketing digital e também aquela que apresenta maior evolução ao longo dos tempos. 

Está praticamente enraizada em grande parte das empresas. Grande parte das vezes sem aproveitamento do seu verdadeiro potencial.

E-mail e SMS é essencial para comunicar com o seu público-alvo, aumentar as suas vendas, manter a ligação viva e presentes, alimentar interesses e, não muitas vezes referido, tem o efeito de manter a marca presente e ativa numa plataforma própria do cliente: a sua caixa de e-mail.

Angariar contactos de e-mail e telemóvel

Para poder comunicar com os seus clientes é necessário que estes lhe cedam a sua autorização. Por isso, o primeiro objetivo de qualquer solução de implementação de e-mail marketing é obter esta autorização. 

Enviar e-mails, seja na forma de campanhas ou newsletters, ou mesmo SMS’s para pessoas que não querem comunicar com a marca ou não estão interessadas nos produtos/serviços é o primeiro passo para uma estratégia mal sucedida. 

Logo, é necessário estabelecer uma ligação com os seus clientes, de forma a cultivar a relação e, mais à frente, “poder crescer” nesse cliente. Pode obter mais informação na nosa solução de e-mail marketing

Construir e segmentar uma lista de e-mails

E-mail marketing não é apenas criar um e-mail e enviar a um conjunto de contactos.

Pressupõe um processo de construção de uma lista de e-mails e enviar conteúdo relevante para essa lista, mediante as suas necessidades e anseios.

Esta lista pode ser segmentada mediante um conjunto de critérios que são relevantes para o seu negócio. Por exemplo: num negócio e-commerce pode segmentar as suas listas de clientes que geram elevadas receitas ou clientes que geram receitas de baixo valor e direcionar as campanhas adequadas.

Na prática está a tornar as suas mensagens para estes grupos mais relevantes, pois existe um interesse já conhecido, e está, simultaneamente, a aumentar as suas hipóteses de angariar um novo cliente, um novo subscritor, gerar uma nova lead ou atingir qualquer outro objetivo a que se propôs.

Segmentação de uma lista de e-mails não é um processo complexo, mas, mediante a quantidade e-mails que estão na sua lista, pode ser bastante trabalhoso.

Automatização de marketing

A automatização no marketing é uma ferramenta fundamental. Aliás, é a ferramenta.

Quando associada ao e-mail marketing traz vantagens de desempenho das campanhas, também eficácia na gestão de tempo e na rapidez dos processos de trabalho.

E quando falamos em comunicar com milhares de pessoas ou talvez milhões, dependendo das suas listas de e-mail, é necessário que a automatização funcione. 

Software de automatização de e-mail marketing

O primeiro passo é a escolha de software para a gestão e desenvolvimento desta estratégia. Aconselhamos vivamente a consultar um profissional, pois este é um passo que se revela essencial em qualquer estratégia de e-mail e que convém ser dado no início do processo de trabalho. 

Existem dezenas de softwares de e-mail marketing e automatização, que pode facilmente subscrever na web. Mas não consideramos que exista um melhor do que os outros ou que se adapte a todas as atividades profissionais. 

Automatização de e-mail marketing

Se pretende implementar uma estratégia bem sucedida online não pode dispensar a utilização desta tecnologia. 

Seja para lead magnet, e-mails de boas-vindas, sequências de vendas, carrinhos abandonados, remarketing, produtos abandonados ou newsletters, as aplicações são vastas e permitem-lhe gerar enorme valor para o negócio, seja qual for a atividade profissional em que se insere.

Notificações Push

São as notificações que nos surgem habitualmente no ecrã dos nossos smartphones e computadores.

São muito úteis do ponto de vista informativo, mas podem tornar-se aborrecidas e até invasivas se forem utilizadas de forma incorreta.

Pode implementar este alerta no website do seu negócio e enviar notificações (que fazem sentido e não abusivas!) para os seus clientes. 

whatsapp-notificacao-push

Redes Sociais

Redes Sociais são plataformas que permitem partilhar conteúdo com uma rede de contactos (“amigos”) e comunidades virtuais. 

A ascensão das redes sociais foi avassaladora para grande parte das sociedades em todo o mundo, tornando-se um centro de informação, partilha, discussão, difusão e comunidade. Um espaço que concentra milhões e cujo potencial obviamente não passa despercebido às empresas. 

 

Os portugueses e as redes sociais

Na 10ª edição deste estudo da Marktest, relativamente a 2020, estes são os principais destaques sobre a relação entre os portugueses e as redes sociais:

  • O TikTok entra para a 5ª posição em notoriedade espontânea
  • Facebook permanece como rede social mais utilizada, mas baixa para quase metade entre 2019 e 2020
  • 87% visita redes sociais várias vezes por dia
  • 70% recordam ter visto publicidade nas redes sociais
  • Um terço dos utilizadores já fez compras nas redes sociais, mais que duplicando o valor de 2013
  • Instagram é a rede mais mencionada para seguir figuras públicas nas redes sociais
  • Fotos são os conteúdos preferidos pelos seguidores de figuras públicas nas redes sociais
  • TikTok, analisado pela primeira vez em 2020, entra para a 9ª posição em penetração?
  • Entre as maiores redes, o Pinterest e o Twitter foram as que registaram maior crescimento relativo
  • O Instagram é a rede mais utilizada pelos mais jovens?
  • Cristina Ferreira ultrapassa Cristiano Ronaldo como figura pública que os utilizadores referem seguir nas redes
    sociais
  • 59% também vê Tv quando acede às redes sociais?

Empresas e as redes sociais

Comunicação, promoção, influência e discussão podem ser bem as principais características associadas às redes sociais. Seja Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Youtube, Tik Tok ou Linkedin. 

Nota: uma empresa não tem necessariamente de estar presente em todas as redes sociais. Na maioria dos casos é um desperdício de recursos internos e externos e os resultados são escassos. É algo que nos questionam sempre e convém deixar bem esclarecido. Aliás, a nossa recomendação é a gestão profissional de uma ou duas redes sociais que se adequam à estratégia de marketing e comunicação da empresa

A presença de milhões e a sua crescente importância na comunicação e relação com o cliente tornou-as indispensáveis para qualquer estratégia de marketing digital.

Definir uma estratégia nas redes sociais

As redes sociais permitem moldar a perceção da marca/empresa/negócio na cabeça do consumidor como nunca antes outro canal de comunicação o permitiu.

Uma estratégia efetiva nas redes sociais é uma que gera os resultados que definiu nos seus objetivos. Estes objetivos podem ser aumentar o reconhecimento da marca, aumentar o volume de vendas, ganhar maior notoriedade, ser reconhecida como empresa líder num determinado mercado entre muitos outros. 

Pode ler aqui sobre como formular objetivos na sua estratégia de marketing digital

Enunciamos os passos obrigatórios para definir uma estratégia para as redes sociais:

  1. Estabelecer objetivos e metas;
  2. Definir as redes sociais onde deve comunicar a sua marca;
  3. Estabeleça uma linha de comunicação e imagem de acordo com a sua marca/empresa/negócio;
  4. Crie um calendário editorial para as suas publicações;
  5. Analise as métricas e indicadores que estão de acordo com os objetivos que definiu. 

Vídeo Marketing

O que é vídeo marketing?

É a utilização de vídeos na sua estratégia para promover e comercializar os seus produtos ou serviços, alcançar maior interação nos seus canais de comunicação e/ou educar o seu público-alvo.

Utilizar vídeo marketing na sua estratégia no digital é imperativo por múltiplas razões. Apontamos algumas:

  1. Vídeos retêm a atenção do seu cliente por mais tempo
  2. Vídeos revelam a personalidade da sua empresa e esclarecem dúvidas por si
  3. Vídeo é o conteúdo mais visualizado e mais partilhado
  4. Vídeo contribui para o posicionamento SEO do site da sua empresa
  5. O que o vídeo pode fazer para aumentar as suas vendas
video-promocional-imporfase-abia-digital
Reproduzir vídeo
agencia-de-marketing-digital
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
video-animacao-explicativo-business-intelligence-stcp
Reproduzir vídeo

Geração de Leads

Geração de leads tem uma relação direta com o desempenho do negócio, pois daqui na maioria dos casos advém a receita da empresa. Por isso, é obrigatório que exista uma estratégia focada na aquisição de novos clientes. 

Não é propriamente um tipo de estratégia de marketing digital. Pode, inclusive, muito bem englobar todas as estratégias que citamos antes. Todavia decidimos incluir pela importância acrescida a qualquer negócio.

O que é Lead?

Leads são oportunidades de negócio. Preencheram um formulário de contacto, telefonaram-lhe, enviaram-lhe um e-mail ou mensagem demonstrando interesse num produto ou serviço. 

De uma forma simplificada, existem dois tipos de leads: leads qualificadas e leads não qualificadas.

Leads qualificadas

Completou o processo de envolvimento (nurturing) com a empresa
Sabe perfeitamente o que quer comprar
Já pesquisou acerca do produto ou serviço
Tem um orçamento para adquirir o produto ou serviço
A probabilidade da Lead gerar negócio é bastante elevada

Leads não qualificadas

Pouco sabem da empresa, seus produtos ou serviços
Não têm noção do potencial da solução
Produto ou serviço está fora do seu orçamento
É possível a conversão da Lead em Cliente, mas a probabilidade é muito baixa

Conclusão

Esperamos que este artigo seja útil na seleção dos tipos de estratégias de marketing digital a utilizar na sua empresa. 

Procuramos fazer uma introdução a cada uma delas, de forma a que possa implementar ou mesmo fazer uma reflexão sobre as estratégias que estão implementadas atualmente na sua empresa.

A nossa recomendação é sempre recorrer à nossa especialização por inúmeras razões:

  • Maior eficácia e melhores resultados;
  • Conhecimento e ferramentas;
  • Poupança de recursos, dinheiro e tempo;
  • Garantia de acompanhamento por uma equipa especializada, com experiência no digital e preparada para ajudar a sua empresa a atingir os seus objetivos no digital. 

Até breve!

Se gostou deste artigo partilhe

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on reddit
Share on email

Índice de conteúdos

Quero receber conteúdo exclusivo sobre Marketing Digital

agencia-de-marketing-digital

→ Estratégias e soluções
→ Ferramentas e análises
→ Guias, tutoriais e dicas
→ Ofertas e promoções

Erro
Obrigado pela sua subscrição. Enviamos-lhe um e-mail.

Soluções de Marketing Digital para empresas

agencia-empresa-de-marketing-digital-porto-gaia

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

Reduzir-custo-de-aquisicao

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Anuncios-Telemoveis-Mobile-Marketing

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

videos-explicativos-empresas

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

youtube-seo

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

anuncios-linkedin-video

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.