O Plano de Marketing Digital é o motor de arranque para o novo ano, onde estão as decisões e objetivos que pretende ver alcançados.
No ano passado, elaborámos um artigo em que se apontava um conjunto de tendências que mereciam uma aposta assertiva da sua parte, tendo em conta os objetivos da sua empresa ou marca.
Pode ler aqui: Plano de Marketing Digital 2019
Mas, desde então, o digital evoluiu (aliás, está sempre em evolução). E 2020 traz um conjunto de tendências e novidades que devem merecer a sua ponderação.
Algumas novas, outras que são mera evolução ou complementos de ferramentas já utilizadas.
Assim como no ano passado e depois das boas críticas, incluímos um exemplo prático do plano de marketing digital, com algumas novidades à mistura. Sinta-se à vontade para descarregar. É, como habitualmente, gratuito.
Vamos a isso.
1 – Definir objetivos para 2020
O ponto de partida para o seu plano de marketing digital é definir os objetivos que pretende alcançar e quais as estratégias que serão implementadas para o conseguir.
Surgiram várias questões sobre a formulação dos objetivos. Uma boa dica é posicionar o cliente-alvo, aquele que pretende atingir, no centro da sua estratégia e construir os seus objetivos a partir daí.
Lembre-se que sem objetivos o seu plano não o é.
Os objetivos de Marketing Digital da sua empresa devem estar alinhados com as metas estabelecidas para o negócio, tanto do ponto de vista de mercado como financeiro.
O que pretende alcançar no novo ano?
Antes de definir seja o que for é importante que se sinta à vontade no ambiente digital da sua empresa: os canais onde já comunica, a atividade profissional, a concorrência e, claro, os seus clientes.
Como vai estabelecer objetivos?
Os pontos abaixo conferem-lhe organização.
- Onde está a minha empresa agora? Clientes, Mercado, Concorrência e Parceiros.
- O que preciso otimizar? Posicionamento, Oportunidades Desperdiçadas e Orçamento.
- Como alcançar os meus objetivos? Estratégia de Marketing, Implementações Chave e Orçamento Proposto.
- Medir e avaliar. Monitorizar tudo!
Exemplo de objetivos:
2 – Pretendemos obter um crescimento nas vendas de 5% no segundo trimestre. Neste sentido, vamos apostar em anúncios Google e E-mail e SMS marketing.
Saiba mais descarregando o exemplo de Plano de Marketing Digital para Empresas 2020.
2 – Vídeo marketing é uma das mais fortes tendências
Já o vincámos no artigo do ano passado. Quem não apanhar este barco está fora.
Vídeo é o conteúdo mais consumido no digital. Segunto o estudo da Marktest, Portugueses e as Redes Sociais 2019, o Youtube ultrapassou Facebook e Instagram quadruplicou valores em 3 anos, como rede privilegiada para ver vídeos.
Vídeos explicativos de animação, vídeo de diretos, vídeos que se relacionem com pessoas, interesses, anseios e vontades e que estão definitivamente ligados com a mensagem que está a fazer passar entre o barulho da internet.
Este é o conteúdo ideal para redes sociais e motores de busca.
Sim, como o Google.
Vídeos surgem cada vez mais no topo de resultados da pesquisa, essencialmente do Youtube, que é só o segundo maior motor de pesquisa da internet, logo a seguir ao Google.
O que está à espera?
Vídeo Marketing deve certamente fazer parte do seu Plano de Marketing Digital para 2020.
3 – Implementar campanhas automáticas de SMS e E-mail Marketing
SMS e e-mail marketing continuam a ser canais que trazem muitos resultados às empresas. São diretos e personalizados e, sem dúvida, uma estratégia que tem de implementar no seu plano de marketing digital 2020.
À medida que o consumidor vai-se tornando mais exigente e experiente no mundo digital, espera soluções cada vez mais personalizadas e baseadas nas suas necessidades e ambições.
Como comunicar com o seu cliente-alvo de forma orientada para o negócio?
A comunicação via SMS e e-mail deve ser realizada com base em interações, ações concretas que depreendem um interesse sobre determinado produto ou serviço.
Sim, a newsletter habitual ou o e-mail de resposta automático depois do preenchimento de um formulário já não chega.
Falamos de interações essencialmente via dois canais: website e e-mail.
Vamos a um exemplo:
Um potencial cliente recebe um e-mail sobre determinado produto/serviço. Clica para ver o produto no website, abre uma determinada página, vê mais duas ou três páginas e fecha.
Passadas umas horas recebe um e-mail automático sobre o produto que viu mais insistentemente com um incentivo à compra. Ou um sms com a companha sobre o produto.
Como pode implementar automatização SMS e E-mail marketing?
Existe software que já permite fazer tudo com recurso a uma só plataforma, como Sendinblue, Active Campaign, Hubspot ou Ontraport.
Sendo que a disponibilidade de serviços varia mediante o tipo de subscrição e geralmente precisa de uma equipa dedicada a este sistema. Por outro lado, tem sempre a nossa solução CRM, SMS e e-mail marketing dedicada, integrada com o seu website e personalizada para o seu negócio.
4 – SEO local

Significa otimizar a sua presença online para atrair e concretizar mais negócio via pesquisas locais em Google, Bing ou outros motores de busca.
O principal interesse é otimizar para Google, visto que em Portugal é utilizado por 96,7% dos utilizadores e na Europa por 93,5% dos utilizadores.
Dicas básicas para começar a otimizar o website para SEO local:
1 – Verifique se o seu website é mobile friendly, ou seja, adequa-se a smartphones e outros dispositivos moveis. Pode testar no link acima.
2 – Crie (se ainda não tiver) o seu Google My Business e personalize-o.
3 – Inclua palavras-chave de referência local nos seus conteúdos.
Se pretender implementar uma estratégia completa e integrada para SEO local tem sempre uma boa solução ninja.

5 – Apostar em Smart Bidding nos anúncios Google
CPA, ROAS, maximizar conversões ou CPC otimizado são estratégias que pode utilizar nos seus anúncios Google e comparar resultados.
Lembre-se que antes de aplicar uma das estratégias automáticas convém ter algum histórico na sua campanha, pelo menos 30 conversões no último mês ou mais.
6 – Micro-influenciadores ou influenciadores de nichos
O marketing de influência assumiu grande preponderância no último ano, dando a ideia que todos e nenhuns são influencers, essencialmente nas redes sociais.
A verdade é que este tipo de estratégia funciona, mas também é verdade que tem diminuído a sua presença pelas mais diversas razões.
À cabeça está os valores exorbitantes que alguns influencers cobram às marcas, somas completamente impossíveis para algumas marcas nacionais estabelecerem um plano de marketing na comunicação dos seus produtos.
Para quase todos os males há remédio. E está a assistir-se a uma tendência muito interessante noutros países de micro-influencers.
O que são micro-influencers?
Estas são algumas estratégias que deve considerar implementar no seu plano de marketing digital no novo ano.
Lembre-se: é sempre fundamental que acompanhem os seus objetivos. O plano modelo que temos disponível para download gratuito é, sem dúvida, uma boa ferramenta que ajuda a perceber a dinâmica e os passos que deve completar para estabelecer os seus objetivos e estabelecer estratégias que permitem que os cumpra.
Até já!
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