O que é Marketing Digital e conceitos base para perceber como funciona

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Por Abia Digital

Publicado 22 de abril de 2020

Marketing Digital tornou-se um termo frequente na vida de qualquer empresa, marca ou negócio.

É, neste momento, completamente vital para um negócio e alcance de uma marca. Todos os negócios têm um website. E, se não tiverem, têm pelo menos uma presença digital nas redes sociais.

Em Portugal, no que diz respeito a empresas e indústrias, o interesse pelo tema mantém-se equilibrado nos últimos 5 anos, com uma ligeira subida no final de 2019 e início de 2020. É ainda cedo para dizer que a pandemia Covid-19, que surgiu no início de 2020 na Europa, tenha precipitado um interesse acentuado pelo Marketing Digital.

O que é o Marketing Digital?

Marketing Digital é um meio para um fim, uma ferramenta mensurável, um processo social ou a vitalização de um negócio. Implica a utilização da internet, dispositivos móveis, motores de busca, redes sociais, e-mail, marketing de conteúdo e outros canais para alcançar clientes ou consumidores.

Definição de Marketing Digital

Marketing digital é o processo de atrair clientes e identificar, antecipar e satisfazer as suas necessidades e desejos, através da internet e dispositivos com base digital, como computadores, smartphones ou tablets. As empresas utilizam canais digitais, como motores de busca, redes sociais, e-mail, entre outras, para comunicar com potenciais clientes e clientes reais.

O Marketing Digital assume à partida um objetivo específico e é interativo. Implica uma relação entre cliente e empresa. Pode ocorrer através de dispositivos móveis, no metro, numa aplicação para smartphones ou numa qualquer rua de portugal ou do mundo.

É, sem dúvida, um termo amplo.

Apresenta-lhe tantas opções e estratégias para promover o seu negócio, de acordo com qualquer orçamento e atividade profissional. É o lado fascinante do digital: não é exclusivo ou parcial. Qualquer um faz e participa no mundo digital.

Conceitos base de Marketing Digital

Existem alguns conceitos que definem aspetos importantes do Marketing Digital. Uns mais genéricos do que outros – sendo que a maioria derivam do inglês – e que certamente utiliza no seu léxico diário para comprovar um argumento ou explicar algo.

Buyer persona

O que é Buyer persona?

É o perfil do seu cliente-alvo. Todos os negócios têm o cliente ideal, aquele que reúne um conjunto de características que queremos replicar noutros clientes. Este é um bom princípio para a construção da buyer persona.

A idealização da buyer persona deve ser realizada antes de qualquer campanha. Define exatamente quem quer atingir, através de métricas específicas e direcionadas. 

Pode saber como criar uma buyer persona e os seus aspetos chave no plano de marketing digital 2020. Basta descarregar o exemplo prático.

Eis um exemplo de um dos slides abaixo.

CMS

O que é CMS?

Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdos. O significado é literal. É onde cria, edita e publica os seus conteúdos online, geralmente através de um website ou blog. Pode ser um WordPress, Drupal, Laravel, entre muitos outros.

Lista dos CMS online

Lead

O que é Lead?

Leads são oportunidades de negócio. Preencheram um formulário de contacto, telefonaram-lhe, enviaram-lhe um e-mail ou mensagem demonstrando interesse num produto ou serviço. 

CRM

O que é CRM?

É o software de gestão de contactos e clientes. Esqueça o excell e obviamente o papel e caneta. Existem centenas de softwares online que permitem que organize a sua base de dados de clientes de uma forma proativa, alguns com fácil integração com o seu website, redes sociais, plataforma de e-mail, Google Ads e outras aplicações. 

Permite-lhe poupar tempo, organizar, direcionar e capitalizar o seu negócio, que inumerar todas as suas características seria um esforço inglório. 

Pode ler aqui as 9 escolhas de melhor CRM para 2020 do Zapier (em inglês)

Landing Page ou Página de aterragem

O que é Landing Page ou Página de Aterragem?

É página onde angaria as suas leads. Pode ser uma página relacionada com um produto, serviço ou um conteúdo. A principal função é a conversão, ou seja, a concretização do objetivo principal, seja este o preenchimento de um formulário, a compra de um produto, a aquisição de um serviço ou uma chamada telefónica. 

Exemplo de uma landing page

SEO

O que é SEO?

Search Engine Optimization ou otimização de motores de busca são ações concertadas que potenciam o posicionamento de páginas e conteúdos nos resultados de pesquisa do Google e outros motores de busca

É uma arte e uma ciência, como dizemos na Abia Digital.

As pesquisas em Google e outros motores de busca continuam a aumentar (o Google em Portugal é utilizado por 96,7% dos utilizadores e na Europa por 93,5% dos utilizadores). Logo, sugir nas primeiras posições dos resultados sempre que alguém pesquisa por um produto ou serviço que comercializa é uma vantagem gigantesca!

Eis um guia para começar a otimizar o SEO do seu website

E um guia mais avançado para gerar tráfego

SEA

O que é SEA?

Search Engine Advertising ou publicidade em motores de busca é publicidade em Google e outros motores de busca, cujo principal objetivo é apresentar os seus produtos ou serviços numa posição cimeira à da concorrência, (o que nem sempre acontece) sempre que o cliente pesquisa por produtos ou serviços que disponibiliza na sua empresa. 

O processo de funcionamento não é assim tão literal. Não é só dar dinheiro ao Google e começa a superar a sua concorrência. 

Existem um conjunto de critérios que têm de ser cumpridos para que o seu anúncio surja primeiro que a sua concorrência. 

Alguns dos mais importantes:

1- O valor do seu lance: quanto está disposto a pagar por clique;

2- A qualidade do anúncio – varia entre a construção do anúncios, a qualidade do conteúdo da página de aterragem, a palavra-chave utilizada, entre outros;

3- A qualidade do conteúdo da página para onde direciona o cliente: usabilidade, carregamento rápido, otimizada para motores de busca (SEO), entre outros;

4- A relevância da página para o visitante: a página corresponde à necessidade do cliente?

seo-sea-resultados-pesquisa-google

Marketing de conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo. Este conteúdo que está a ler, por exemplo. 

Conversão

O que é Conversão?

Conversão é a concretização do principal objetivo de uma página, seja este o preenchimento de um formulário, reprodução de um vídeo, descarregar um conteúdo, comprar um produto ou adquirir um serviço.

Analytics

O que é Web Analytics?

Analytics é o processo de medir, gerir e analisar o desempenho de ações ou campanhas de marketing digital para otimizar a sua eficácia e potencial o retorno do investimento (ROI). Permite maior eficiência e desperdício de orçamento.

CTA

O que é CTA?

Call to action ou apelo à ação. Tal como o nome diz são apelos à ação, que motivam o utilizador a avançar para uma ação desejada. Podem exisitr em forma de botão, imagem, texto ou mesmo em vídeos.

Nutrição de leads

O que é Nutrição de Leads?

É o processo em que uma ação do cliente inicia automaticamente um conjunto de contactos que têm como principal objetivo a concretização de uma venda. Utiliza várias ferramentas como e-mail marketing, marketing de conteúdo, automatização, landing pages, ebooks, entre outros. 

Se realmente precisa de impulsionar o marketing digital da sua empresa entre neste processo de nutrição de leads

O Marketing Digital apresenta imensos desafios a qualquer empresa, negócio ou marca. Os canais de comunicação digitais estão a ser bombardeados por ruído, tornando cada vez mais difíicl a transmissão de uma mensagem clara sobre qualquer produto ou serviço.

A aposta em estratégias específicas e direcionadas a um público-alvo já identificado é a solução para muitos negócios que procuram angariar mais clientes e potenciar a qualidade dos seus produtos e serviços.

Pode saber mais  como implementar uma estratégia de Marketing Digital na sua empresa e tipos de estratégias de Marketing Digital e quais utilizar na sua empresa.

Aproveite! Cuide de si e daqueles que lhe são próximos.

Até já.

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