O que é Marketing Digital e conceitos base para perceber como funciona

Estrategia-Consultoria-Marketing-Digital
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on reddit
Share on email

Por Abia Digital

Publicado 22 de abril de 2020

Marketing Digital tornou-se um termo frequente na vida de qualquer empresa, marca ou negócio.

É, neste momento, completamente vital para um negócio e alcance de uma marca. Todos os negócios têm um website. E, se não tiverem, têm pelo menos uma presença digital nas redes sociais.

Em Portugal, no que diz respeito a empresas e indústrias, o interesse pelo tema mantém-se equilibrado nos últimos 5 anos, com uma ligeira subida no final de 2019 e início de 2020. É ainda cedo para dizer que a pandemia Covid-19, que surgiu no início de 2020 na Europa, tenha precipitado um interesse acentuado pelo Marketing Digital.

O que é o Marketing Digital?

Marketing Digital é um meio para um fim, uma ferramenta mensurável, um processo social ou a vitalização de um negócio. Implica a utilização da internet, dispositivos móveis, motores de busca, redes sociais, e-mail, marketing de conteúdo e outros canais para alcançar clientes ou consumidores.

Definição de Marketing Digital

Marketing digital é o processo de atrair clientes e identificar, antecipar e satisfazer as suas necessidades e desejos, através da internet e dispositivos com base digital, como computadores, smartphones ou tablets. As empresas utilizam canais digitais, como motores de busca, redes sociais, e-mail, entre outras, para comunicar com potenciais clientes e clientes reais.

O Marketing Digital assume à partida um objetivo específico e é interativo. Implica uma relação entre cliente e empresa. Pode ocorrer através de dispositivos móveis, no metro, numa aplicação para smartphones ou numa qualquer rua de portugal ou do mundo.

É, sem dúvida, um termo amplo.

Apresenta-lhe tantas opções e estratégias para promover o seu negócio, de acordo com qualquer orçamento e atividade profissional. É o lado fascinante do digital: não é exclusivo ou parcial. Qualquer um faz e participa no mundo digital.

Conceitos base de Marketing Digital

Existem alguns conceitos que definem aspetos importantes do Marketing Digital. Uns mais genéricos do que outros – sendo que a maioria derivam do inglês – e que certamente utiliza no seu léxico diário para comprovar um argumento ou explicar algo.

Buyer persona

O que é Buyer persona?

É o perfil do seu cliente-alvo. Todos os negócios têm o cliente ideal, aquele que reúne um conjunto de características que queremos replicar noutros clientes. Este é um bom princípio para a construção da buyer persona.

A idealização da buyer persona deve ser realizada antes de qualquer campanha. Define exatamente quem quer atingir, através de métricas específicas e direcionadas. 

Pode saber como criar uma buyer persona e os seus aspetos chave no plano de marketing digital 2020. Basta descarregar o exemplo prático.

Eis um exemplo de um dos slides abaixo.

CMS

O que é CMS?

Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdos. O significado é literal. É onde cria, edita e publica os seus conteúdos online, geralmente através de um website ou blog. Pode ser um WordPress, Drupal, Laravel, entre muitos outros.

Lista dos CMS online

Lead

O que é Lead?

Leads são oportunidades de negócio. Preencheram um formulário de contacto, telefonaram-lhe, enviaram-lhe um e-mail ou mensagem demonstrando interesse num produto ou serviço. 

CRM

O que é CRM?

É o software de gestão de contactos e clientes. Esqueça o excell e obviamente o papel e caneta. Existem centenas de softwares online que permitem que organize a sua base de dados de clientes de uma forma proativa, alguns com fácil integração com o seu website, redes sociais, plataforma de e-mail, Google Ads e outras aplicações. 

Permite-lhe poupar tempo, organizar, direcionar e capitalizar o seu negócio, que inumerar todas as suas características seria um esforço inglório. 

Pode ler aqui as 9 escolhas de melhor CRM para 2020 do Zapier (em inglês)

Landing Page ou Página de aterragem

O que é Landing Page ou Página de Aterragem?

É página onde angaria as suas leads. Pode ser uma página relacionada com um produto, serviço ou um conteúdo. A principal função é a conversão, ou seja, a concretização do objetivo principal, seja este o preenchimento de um formulário, a compra de um produto, a aquisição de um serviço ou uma chamada telefónica. 

Exemplo de uma landing page

SEO

O que é SEO?

Search Engine Optimization ou otimização de motores de busca são ações concertadas que potenciam o posicionamento de páginas e conteúdos nos resultados de pesquisa do Google e outros motores de busca

É uma arte e uma ciência, como dizemos na Abia Digital.

As pesquisas em Google e outros motores de busca continuam a aumentar (o Google em Portugal é utilizado por 96,7% dos utilizadores e na Europa por 93,5% dos utilizadores). Logo, sugir nas primeiras posições dos resultados sempre que alguém pesquisa por um produto ou serviço que comercializa é uma vantagem gigantesca!

Eis um guia para começar a otimizar o SEO do seu website

E um guia mais avançado para gerar tráfego

SEA

O que é SEA?

Search Engine Advertising ou publicidade em motores de busca é publicidade em Google e outros motores de busca, cujo principal objetivo é apresentar os seus produtos ou serviços numa posição cimeira à da concorrência, (o que nem sempre acontece) sempre que o cliente pesquisa por produtos ou serviços que disponibiliza na sua empresa. 

O processo de funcionamento não é assim tão literal. Não é só dar dinheiro ao Google e começa a superar a sua concorrência. 

Existem um conjunto de critérios que têm de ser cumpridos para que o seu anúncio surja primeiro que a sua concorrência. 

Alguns dos mais importantes:

1- O valor do seu lance: quanto está disposto a pagar por clique;

2- A qualidade do anúncio – varia entre a construção do anúncios, a qualidade do conteúdo da página de aterragem, a palavra-chave utilizada, entre outros;

3- A qualidade do conteúdo da página para onde direciona o cliente: usabilidade, carregamento rápido, otimizada para motores de busca (SEO), entre outros;

4- A relevância da página para o visitante: a página corresponde à necessidade do cliente?

seo-sea-resultados-pesquisa-google

Marketing de conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo. Este conteúdo que está a ler, por exemplo. 

Conversão

O que é Conversão?

Conversão é a concretização do principal objetivo de uma página, seja este o preenchimento de um formulário, reprodução de um vídeo, descarregar um conteúdo, comprar um produto ou adquirir um serviço.

Analytics

O que é Web Analytics?

Analytics é o processo de medir, gerir e analisar o desempenho de ações ou campanhas de marketing digital para otimizar a sua eficácia e potencial o retorno do investimento (ROI). Permite maior eficiência e desperdício de orçamento.

CTA

O que é CTA?

Call to action ou apelo à ação. Tal como o nome diz são apelos à ação, que motivam o utilizador a avançar para uma ação desejada. Podem exisitr em forma de botão, imagem, texto ou mesmo em vídeos.

Nutrição de leads

O que é Nutrição de Leads?

É o processo em que uma ação do cliente inicia automaticamente um conjunto de contactos que têm como principal objetivo a concretização de uma venda. Utiliza várias ferramentas como e-mail marketing, marketing de conteúdo, automatização, landing pages, ebooks, entre outros. 

Se realmente precisa de impulsionar o marketing digital da sua empresa entre neste processo de nutrição de leads

O Marketing Digital apresenta imensos desafios a qualquer empresa, negócio ou marca. Os canais de comunicação digitais estão a ser bombardeados por ruído, tornando cada vez mais difíicl a transmissão de uma mensagem clara sobre qualquer produto ou serviço.

A aposta em estratégias específicas e direcionadas a um público-alvo já identificado é a solução para muitos negócios que procuram angariar mais clientes e potenciar a qualidade dos seus produtos e serviços.

Pode saber mais  como implementar uma estratégia de Marketing Digital na sua empresa e tipos de estratégias de Marketing Digital e quais utilizar na sua empresa.

Aproveite! Cuide de si e daqueles que lhe são próximos.

Até já.

Se gostou deste artigo partilhe

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on reddit
Share on email

Quero receber conteúdo exclusivo sobre Marketing Digital

agencia-de-marketing-digital

→ Estratégias e soluções
→ Ferramentas e análises
→ Guias, tutoriais e dicas
→ Ofertas e promoções

Erro
Obrigado pela sua subscrição. Enviamos-lhe um e-mail.

Soluções de Marketing Digital para empresas

agencia-empresa-de-marketing-digital-porto-gaia

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

Reduzir-custo-de-aquisicao

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Anuncios-Telemoveis-Mobile-Marketing

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

videos-explicativos-empresas

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

youtube-seo

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

anuncios-linkedin-video

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.

Iremos Contactá-lo Em Breve

Ups.. Erro. Tente de novo, por favor.

A informação recolhida serve apenas para a Abia Digital enviar-lhe conteúdos relacionados com Marketing Digital e não será transmitida a terceiros.