Como implementar uma estratégia de Marketing Digital na sua empresa

Por Abia Digital

Publicado 20 de Maio de 2020

Estratégia de Marketing Digital passou a ser uma obrigatoriedade para qualquer empresa que pretenda potenciar o seu negócio online.

Mas muitas empresas não têm qualquer estratégia definida ou, então, optam por seguir tendências ou estratégias sempre que o vento sopra numa direção ou noutra, sem pensar se realmente se enquadram nos objetivos que pretendem atingir online.

Uma empresa pode implementar várias estratégias de Marketing Digital, únicas ou que se complementam. 

Vamos começar pelo início. Antes de implementar seja o que for tem de conhecer a sua empresa, o seu público-alvo, o seu negócio, quais os canais de comunicação que deve utilizar e a sua concorrência.

A tentação é pensar que já o sabe, de fio a pavio, sem hesitações ou qualquer recolha de informação. É perfeitamente normal, mas se assim for pare de ler este artigo, pois não o vai ajudar.

O conhecimento e, principalmente, a experiência de negócio são extremamente importantes e chave para qualquer organização. Mas há uma enorme diferença entre saber a realidade que quer conhecer e perceber exatamente a realidade da sua empresa e como o público reage a essa realidade.

Neste artigo, vamos perceber o que é necessário saber para implementar uma estratégia de marketing digital na sua empresa.

1. Estudo e análise do cliente-alvo

Uma das respostas mais frequentes de novos clientes à questão “quem é o seu público-alvo?” é “não sei” ou “não sei bem exatamente, mas sei quem são”. 

Muito bem. Vamos conhecer os seus clientes-alvo ou clientes ideais ou buyer persona, como preferir, na sua estratégia de Marketing Digital. Para isso, é necessário fazer algumas questões. 

É tudo mais fácil se já tiver um CRM de gestão de contactos, com alguns dados, mas se estiver a começar agora pode igualmente seguir estes passos. 

Se quiser organizar a sua informação pode utilizar modelo de plano de Marketing Digital. Vamos dividir este estudo em duas vertentes: demografia e psicografia. 

Pode recolher grande parte desta informação no seu Analytics. Se não tiver Analytics implementado no seu website clique aqui. Utilize as informações daqueles que considera ser os “melhores clientes”.

Google Analytics Publico Alvo

Como fazer o estudo e análise do cliente-alvo?

Demografia

  1. Atribua um nome fictício, geralmente relacionado com a atividade ou produto que pretende impactar. Se estiver a elaborar uma estratégia de marketing digital para uma marca de automóveis e pretende impulsionar o novo monovolume familiar poderia ser, por exemplo, Paulo Monovolume. 
  2. Qual é o intervalo de idade?
  3. Quais são as suas localizações?
  4. Qual é o género?
  5. Quais as habilitações?
  6. Qual é a função?
  7. Estado civil e número de filhos. 

Psicografia

  1. Estilo de vida e rotinas.
  2. Personalidade.
  3. Valores.
  4. Interesses.

É importante perceber os seus objetivos, motivações e frustrações. 

Exemplo de Cliente-alvo

Podemos utilizar o exemplo acima e criar uma persona que irá representar um dos nossos clientes-alvo.

Modelo-cliente-alvo-persona-abia-digital

Agora, imagine que quer pôr em prática publicidade nas redes sociais ou um anúncio de pesquisa em Google. O seu cliente-alvo está bem identificado. É para este que quer comunicar. 

2. Estudo e análise da concorrência

Conhecer a concorrência antes de começar a estruturar a sua estratégia de marketing digital é vital, particularmente para perceber o que estão a implementar, tirar algumas ideias sobre o que de bem fazem, ignorar o que estão a fazer mal e evitar ir pelo mesmo caminho. 

Nota: Muitas vezes o seu tradicional concorrente ou aquele que melhor conhece não é exatamente aquele que melhor trabalha a estratégia digital. Alguns aspetos que deve ter em consideração:

  1. Quais os canais de comunicação que utilizam para comunicar e quais parecem ter mais valor?
  2. Qual o tipo de conteúdo que estão a criar?
  3. Que tom e personalidade utilizam nas suas comunicações?
  4. Qual é o comportamento do público?
  5. Quais os erros que identificou?
  6. Quais as ações que são mais interessantes para se enquadrar na sua estratégia. 

3. Estudo e análise de canais de comunicação

Se ainda não tem a sua atividade profissional implementada no digital, o estudo e análise da concorrência deve apresentar-lhe quais os canais de comunicação mais interessantes para comunicar com a sua audiência. 

Se já tem um website, faz anúncios no Google ou está presente nas redes sociais, ou seja, já tem uma presença digital, é importante perceber quais os canais de comunicação estão realmente a funcionar e quais não fazem sentido existir.

Exemplo de canais de comunicação

estudo-de-canais-comunicacao-abia-digital

Sendo óbvio que os canais que funcionam são os que lhe geram negócio e os que não funcionam não trazem nada ou angariam leads imprestáveis. 

Canais que não apresentam qualquer resultado devem ser analisados com um longo período de tempo e devem ser descartados quando todas as soluções para potenciá-los foram colocadas em prática.

Pode haver um conjunto de razões para os canais de comunicação não estarem a funcionar devidamente. Podem estar a ser mal potenciados, os conteúdos não são os que a sua audiência anseia consumir, entre outros. Grande parte das vezes menos é mais. 

Como analisar os canais de comunicação?

  1. Identificar os seus canais de comunicação.
  2. Elencar os pontos fortes e fracos da sua comunicação.
  3. Comparar desempenho dos mesmos canais em concorrentes.
  4. Identificar os canais de comunicação mais utilizados pelo seu público.
  5. Apostar em diferentes abordagens em canais que estão em subdesempenho.
  6. Descontinuar canais que não estão a ter aproveitamento e consomem recursos.

Nota: Esta análise terá de ser imparcial, pois enquanto responsável pelo seu negócio, departamento de marketing, comunicação, social, relações públicas ou outro, é natural que classifique o seu website, por exemplo, como o melhor do mundo…

analise-canais-comunicacao-estrategia-marketing-digital-empresas

4. Definição de Objetivos

Não existe estratégia sem objetivos.

Os objetivos de Marketing Digital da sua empresa devem estar alinhados com as metas estabelecidas para o negócio, tanto do ponto de vista de mercado como financeiro.

Não precisa de estabelecer objetivos macro e micro, seja o que for. 

Comece por estabelecer objetivos reais que facilmente consiga medir. E não, não há problema se tiver de reformular ao longo do caminho.

Aliás, uma das maiores vantagens do marketing digital em oposição ao marketing tradicional é a capacidade de mensurar tudo. Tudo é mensurável e os dados mudam rapidamente.

Como vai estabelecer objetivos?

Os pontos abaixo conferem-lhe organização.

  1. Onde está a minha empresa agora? Clientes, Mercado, Concorrência e Parceiros.
  2. O que preciso otimizar? Posicionamento, Oportunidades Desperdiçadas e Orçamento.
  3. Como alcançar os meus objetivos? Estratégia de Marketing, Implementações Chave e Orçamento Proposto.
  4. Medir e avaliar. Monitorizar tudo!
 

Exemplo de objetivos de marketing digital: 

  1. Pretendemos aumentar o tráfego mensal do nosso website para as 10.000 visitas por mês daqui a 4 meses. Para isso, as estratégias contempladas são investimento em SEO e publicidade nas redes sociais;
  2. Pretendemos obter um crescimento nas vendas de 5% no segundo trimestre. Neste sentido, vamos apostar em anúncios Google e E-mail e SMS marketing.

Saiba mais sobre  definição de objetivos descarregando o exemplo de Plano de Marketing Digital para Empresas.

O passo seguinte é selecionar a estratégia de Marketing Digital que se adequa aos objetivos que pretende atingir na sua empresa. 

Aproveite! Cuide de si e daqueles que lhe são próximos.

Até já.

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