Um artigo sobre a gestão das redes sociais devido a uma pandemia não é, de facto, o que gostaríamos de estar partilhar neste momento.
Mas o tema é incontornável e tomou as redes sociais de assalto.
O termo “viral”, tantas vezes utilizado para exemplificar milhões de partilhas e comentários de um conteúdo, parece cada vez mais inadequado perante o que todos vivemos.
O novo Coronavírus ou Covid-19 é um vírus real e está a propagar-se rapidamente por todo o mundo. É, atualmente, o principal tópico nas redes sociais.
Gestão de redes sociais durante a pandemia Coronavírus
Face às dificuldades que algumas empresas estão a atravessar, quer seja por eventos cancelados, lojas fechadas ou uma redução abrupta de clientes, ou pelo contrário – um aumento drástico da procura e com sérias dificuldades de resposta – elaborámos um curto manual de boas práticas para gerir a rede social da sua empresa durante a pandemia Covid-19.
Neste artigo vamos poupar os gifs e os links. Aliás, este artigo terá apenas um link no final.
Eis algumas recomendações para gerir a rede social da sua empresa durante a pandemia do Coronavírus.
1- Manter a comunicação ativa com o seu público
Com tantas más notícias e incerteza pode ser libertador abandonar as redes sociais, mas agora não é a altura certa.
Certamente hoje já atualizou o feed do Twitter, Instagram, Facebook ou Linkedin umas boas dezenas de vezes, à procura de novas formas de como se manter em segurança ou saudável, novas soluções para comprar alimentos, notícias sobre a atualidade ou então apenas como forma de entretenimento.
O seu público também está em casa e são ativos no consumo dos conteúdos das redes sociais e na pesquisa. O que procuram?
Respostas, soluções ou informação complementar
Face ao que está a acontecer, as pessoas procuram respostas e soluções.
Este é o tempo de adaptação a um novo contexto. Certamente irá encontrar, entre os produtos e/ou serviços da sua empresa, funcionalidades que podem ser utilizadas para ajudar, informar e esclarecer e que possa partilhar nas redes sociais.
Tenha cuidado e não partilhe algo que não sabe ou domina. Partilhe apenas o que está estritamente ao seu alcance e que sabe, por experiência ou conhecimento, que de facto é assim.
Apoiar os seus clientes
É perfeitamente normal que com as limitações causadas pela epidemia, os seus clientes estejam a questionar sobre se podem adquirir os seus produtos ou se podem solicitar os seus serviços ou quando estarão disponíveis ou perguntas mais específicas sobre um produto ou serviço.
- Pode, desde já, por iniciativa própria começar a partilhar nas redes sociais o estado da viabilidade de venda, subscrição, entrega ou prestação de algum produto ou serviço;
- Pode enviar um e-mail a informar os seus clientes sobre o atual estado dos produtos e/ou serviços;
- Se o seu website for a principal fonte de tráfego, pode adicionar informações relevantes juntamente com os seus produtos e/ou serviços;
- Se tiver necessidade e não estiver a conseguir responder a todos os pedidos deve criar um espaço no website de respostas a perguntas frequentes, de forma a responder aos mais ansiosos e dar liberdade à sua equipa de se concentrar em outras tarefas. Partilhe estas faq nas redes sociais.
Entreter e divertir a sua audiência
As redes sociais são o escape para muitos. Seja para consumir notícias, conteúdos mais alegres e bem dispostos, por tédio, por hábito ou distração.
Publicar conteúdos entretidos que “quebrem o gelo” e afastem as más notícias, nem que seja por 15 segundos, é algo que deve considerar. Todos nós precisamos de mais alegria nas nossas vidas, agora mais do que nunca.
Entretenimento não é paródia e, obviamente, o posicionamento comunicacional da sua marca deve ser tido em conta quando está a publicar nas redes sociais. O conteúdo e um olhar atento à atualidade é, obviamente, um exercício que a sua equipa de marketing e comunicação deve fazer.
2- Mostrar empatia e disponibilidade sempre. Agora mais do que nunca
Se há algo comum em todos os que estão a ler este artigo é a apreensão sobre as consequências para o futuro.
Pois bem, os seus clientes estão a atravessar exatamente as mesmas preocupações. Alguns fortemente afetados com a crise nos seus negócios (como, por exemplo, as empresas de turismo e agências de viagens), outros com situações familiares difíceis.
Antes de publicar seja o que for, avalie o que está a comunicar. Peça opinião de toda a sua equipa e pondere alterações caso surjam dúvidas sobre como a publicação será entendida por diferentes pessoas.
Não desvalorize as medidas adotadas pelas entidades públicas e especializadas em saúde pública ou critique os esforços para conter esta crise.
Mostre empatia e disponibilidade para resolver qualquer problema dos seus clientes e incentive à coragem.
3 – Não tente tirar proveito financeiro da pandemia
Tenha em atenção este ponto.
Estamos a viver um evento global cujas consequências ainda estão por apurar em países, empresas e pessoas.
As pessoas trabalham em casa, as cidades estão vazias, as escolas foram fechadas, há pessoas a morrer. Medo, angústia e sofrimento é algo que não quer ver associado à sua marca, pois pode muito bem ser o fim da sua empresa.
Portanto, até pelo menos ao final do mês de abril, esta não é a altura para publicar promoções, campanhas ou descontos. Excetuando alguns casos específicos, como sectores que comercializam bens essenciais.
4 – Não contribua para o pânico e para a desinformação
Está a assistir-se há já algum tempo a um fenómeno de desinformação nas redes sociais, com as fake news (que teve expoente máximo nas eleições nos EUA).
No enquadramento atual de pandemia instalada e estados de emergência (casos de Portugal, Espanha e França), títulos sensacionalistas ou que propagam o pânico não são uma opção. Títulos de publicações nacionais como este: “Medo! População desesperada faz corrida ao supermercado. As imagens das prateleiras vazias” são para evitar.
Deve evitar partilhar publicações cuja fonte é incerta ou que não seja fidedigna, assim como recomendações diretamente ligadas a cuidados de saúde de fontes que não sejam de instituições especializadas, como a OMS (Organização Mundial da Saúde)
Sugestões de publicações nas redes sociais
O que gostaríamos de fazer quando tudo voltar ao normal. Partilhe algo que esteja a fazer em casa com a sua família. Partilhe ideias, passatempos divertidos ou procure recomendações na sua comunidade. Filmes, brincadeiras com crianças de diferentes idades, receitas ou jogos. Relacione-os com a sua atividade profissional.
Gerir os comentários na sua rede social durante a pandemia do Coronavírus
Como recomendado acima, empatia e coragem são as palavras de ordem. É natural que, mediante o que estamos a viver, existam comentários mais ríspidos do que é normal. Responda sempre, com simpatia e tente, se possível, dar uma solução para o problema apresentado.
Agora, partilhamos um link para uma playlist que adoramos e que ouvimos recorrentemente no youtube.
Aproveite! Cuide de si e daqueles que lhe são próximos.
Até já.
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