Sente que a sua concorrência está um passo à sua frente? Está a perder as melhores leads de negócio? Está na altura de ripostar.
Pois bem, este artigo é focado nas dicas de Marketing Digital que melhores resultados apresentam na maioria das atividades profissionais.
Irão certamente ajudar a impulsionar a sua empresa no digital e dar uma resposta cabal à sua concorrência.
Basta seguir as nossas orientações. É importante que saiba porquê, como e quando deve utilizá-las.
1 – Defina uma estratégia
Tentar fazer tudo ao mesmo tempo é uma péssima ideia, principalmente se tem poucos recursos e se realmente pretende dar passos certos no ambiente digital.
A sua empresa tem diversas contas nas redes sociais?
Publica em todas, algumas nem usa e nem se sente muito à vontade?
Gere campanhas pagas no Google Ads, Facebook, Instagram ou no LinkedIn ao mesmo tempo?
Segue uma rigorosa agenda de publicação no seu blog?
Quer medir os seus resultados com dezenas de etiquetas de conversão?
Lembra-lhe alguém?
Pare agora. Menos é mais.
O seu primeiro é objetivo é o foco.
Defina uma estratégia para uma rede social, por exemplo, assente nos objetivos que pretende alcançar.
Procure conhecer o seu público-alvo, os seus receios, preferências e necessidades, identifique as oportunidades.
Não tenha receio de abandonar a rede social se esta não lhe trouxer resultados e concentre-se onde realmente faz sentido.
Leve tempo a preparar-se, procure obter respostas às suas dúvidas e comunique com qualidade. Seja consistente.
E talvez o mais importante: meça os resultados. O que não se mede não se gere.
2 – Digital Influencer ou Influenciador Digital
Certamente já se deparou com esta estratégia, essencialmente no Facebook ou Instagram.
Os Influenciadores Digitais têm crescido expressivamente nos últimos anos, especialmente nas redes sociais.
É bastante provável que a sua concorrência não tenha enveredado por esta estratégia.
O que é um Influenciador Digital?
É uma pessoa que detém grande influência sobre um vasto público através da comunicação digital.
Como um Influenciador Digital lhe pode ser útil?
O Marketing Digital de Influência é o boca a boca da era digital, com a vantagem de quem transmite a informação tem um grande poder de influência sobre o consumidor.
O objetivo de estabelecer uma parceria com um influenciador digital é chegar ao seu público, construindo uma ligação de confiança, persuasão e, obviamente, de influência na decisão de compra do consumidor.
Antes de começar a procurar potenciais Influenciadores no seu Instagram leia os pontos abaixo e acompanhe as dicas seguintes.
Selecione o/a Influenciador Digital de acordo com o perfil da sua empresa. Avalie os conteúdos, os seguidores e as interações. Terá sucesso na sua estratégia se o público-alvo que pretende atingir coincidir com o do Influenciador Digital;
O conteúdo deve ser original e produzido pelo Influenciador Digital, mas deve contar com a sintonia da sua empresa. Lembre-se que é precisamente pela originalidade e criatividade deste Influencer que recorreu a esta estratégia;
Os consumidores tendem a seguir as recomendações de pessoas em quem confiam e querem autenticidade das marcas, logo demonstrações, análises, testes, experiência com a marca resulta;
Influenciadores geram mais visibilidade de marca do que os anúncios;
São especialmente eficazes na geração Millennial ou Y, isto é, os jovens nascidos entre 1980 e 1996;
“Melhorar constantemente a experiência do Utilizador (UX) no seu site. Esta é uma das pedras basilares do seu Marketing Digital.”
3 – Mantenha-se fiel à verdadeira natureza do Blog
A principal função do Blog da sua empresa deve ser estabelecer uma relação com o seu público-alvo, através de dicas, tutoriais, experiências ou opiniões.
O seu conteúdo deve conferir valor ao seu visitante.
Só assim irá gerar mais tráfego, granjear mais visitas e elevar o índice de qualidade do seu site com conteúdo relevante para os seus visitantes.
A qualidade do conteúdo é valorizada pelos seus leitores, que o veem como um especialista na matéria, alguém em quem confiam.
E quando existe confiança há maior probabilidade de adquirirem os seus produtos ou serviços. Isto acontece de forma natural, sem grande intrusão.
O erro mais habitual da sua concorrência é pensar no blog somente como uma plataforma de vendas.
Atenção, não o deve descurar, mas a forma como o faz é que o irá diferenciar do seu concorrente.
O Blog pode ser uma poderosa ferramenta para aumentar as suas vendas:
- Escreva sobre algo diferente, um detalhe, um pormenor, algo novo;
- Adicione Call to Actions (CTA) aos seus artigos que impelem o leitor a tomar uma ação de valor acrescentado para a sua empresa;
- Promova os seus serviços na barra lateral;
- Promova subscrições por e-mail;
- Referencie os seus produtos ou serviços no seu conteúdo.
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4 – Nunca desista do SEO (Otimização da pesquisa orgânica (não paga))
É um facto. Resultados orgânicos geram mais resultados que a publicidade paga.
Por experiência, vemos muitas empresas a afastarem-se da otimização SEO porque é “muito difícil”, “exige muito tempo”, “requer alguém qualificado” ou “demora tempo a ser efetivo”.
Se pensa desta forma, temos um artigo para principiantes da otimização SEO de página.
Sim, tudo isto é verdade, mas continua a ser a melhor forma de gerar tráfego qualificado para o seu site. E prepare-se: É gratuito!
Não desista do SEO!
Lembre-se que algo tão simples como o nome da sua empresa associado à sua atividade pode influenciar o seu posicionamento em Google. Como por exemplo: Abia Digital.
Se isto não acontece com a sua empresa obviamente não vai mudar o nome agora.
Mas há quatro pontos que deve concentrar-se para melhorar o SEO.
Não vamos aprofundar neste artigo, mas certamente iremos desenvolver este tema no futuro. Sinta-se à vontade para nos consultar sobre SEO.
- Otimização do Website
- Otimização de Página
- Otimização de Conteúdo
- Otimização de Dispositivo
- Links Credíveis
Apostar no SEO vai conferir-lhe mais visibilidade.
Para ter uma ideia da importância do SEO, na última atualização do algoritmo da Google sites que não são adaptados para telemóveis são praticamente empurrados para fora da lista de resultados de pesquisa.
5 – Experiência do utilizador
Melhorar constantemente a experiência do Utilizador (UX) no seu site. Esta é uma das pedras basilares do seu Marketing Digital.
- Conteúdo no seu Site;
- Navegação do seu site;
- Usabilidade do seu site;
- Velocidade do seu Site;
- Canais de comunicação que utiliza;
- Chatbot para ajudar na comunicação;
- Mobile interface.
Eis algumas dicas que a sua concorrência ignora na experiência do utilizador:
- Inspirar os seus visitantes com o conteúdo. Deixar uma boa impressão é meio caminho andado para gerar um contacto;
- Ter um serviço ao cliente proativo, amigável e ágil na resolução de problemas. É importante que esclareça dúvidas, resolva reclamações e recolha feedback de forma transparente e eficaz. Faz sentir que o cliente faz parte da comunidade da sua empresa;
- Vídeo Marketing. A popularidade do vídeo tem aumentado vertiginosamente em 2018 e a tendência é crescer mais em 2019. Considere Facebook Live, Instagram Stories ou Snapchat Stories para interagir com os seus visitantes.
Esperamos que este artigo seja importante para reconhecer algumas estratégias que podem (e devem) ser implementadas para atingir os objetivos da sua empresa no digital.
Sempre com energia. Até já!
Leve o artigo consigo
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