Tendências para E-Commerce – saiba o que está em alta e deve implementar já! 

Tendencias-para-ecommerce-2024
Raquel Madureira
Head of Social Media na Abia Digital

Descubra o que deve melhorar ou fazer em 2024 para garantir que acompanha as últimas tendências para e-commerce, que os seus clientes ficam satisfeitos com o serviço que disponibiliza na sua loja online, que aumenta o tráfego do seu website e que impulsiona as suas vendas

Comprar online é cada vez mais um hábito para os portugueses e em 2023 44% da população residente em Portugal com idades entre os 16 e 74 anos fez compras pela internet, num aumento de 1,3% face ao ano anterior, segundo dados de um inquérito divulgado pela Anacom. 

Envolvimento e identificação dos clientes com a sua marca são fundamentais para o sucesso do seu e-commerce. Tome nota das nossas dicas para proporcionar uma boa experiência de compra online, reter e fidelizar clientes e atrair novos:

 

1. Inteligência Artificial  

Não há volta a dar. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e a Inteligência Artificial é, inevitavelmente, a grande tendência de Marketing Digital para este ano, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2023.

Nos dias de hoje, as marcas não se podem limitar a vender produtos e serviços. Personalizar é a palavra de ordem e criar uma relação duradoura com os clientes deve ser o seu principal objetivo.

Sirva-se da Inteligência Artificial para se mostrar mais atual, corresponder e até exceder as expectativas dos seus clientes, criando, por exemplo, chatbots e oferecendo aos seus clientes recomendações de produtos que estejam alinhados com os seus interesses, preferências, perfil, histórico de compras e dados de navegação. Certamente irá ganhar pontos!

Pode também usar a Inteligência Artificial para otimizar processos e antecipar reposição de produtos. São muitas as possibilidades para potenciar a sua loja online com este recurso.

 

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2. Realidade Virtual e Realidade Aumentada  

Os seus clientes querem inovações tecnológicas e deve mesmo garantir que as têm, até para evitar perder terreno para a sua concorrência mais direta. 

Com a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada consegue tornar a experiência de compra no seu e-commerce ainda mais perfeita, através da visualização 3D de produtos, da possibilidade de mostrar aos clientes como um determinado produto ou serviço funciona com manuais interativos, da possibilidade de disponibilizar provadores (de roupa) virtuais, de visualizar móveis e objetos na sua casa, entre muitos outros exemplos.

A ideia é que o cliente esteja a fazer compras numa loja virtual mas que o sentimento e experiência de compra sejam muito semelhantes aos vivenciados numa loja física.

 

3. Pesquisa de produtos por voz ou imagem  

Tudo que facilite a vida aos seus clientes (ou potenciais clientes) é urgente implementar, de forma a conferir mais praticidade e comodidade às compras online. É precisamente isto que faz a possibilidade de pesquisa de produtos por voz ou imagem. 

E mais: implementar estas tendências ajudam também a que o seu negócio seja mais inclusivo e caminhe rumo a uma maior acessibilidade.

O envio de áudios na rede social WhatsApp faz já parte do dia-a-dia de pessoas em todo o mundo e usar o Google Lens para pesquisar produtos através de uma imagem também. 

Com um simples comando de voz ou ‘scan’ de uma imagem, sem a necessidade de escrever qualquer palavra, os clientes conseguem ter acesso a uma lista de produtos e serviços correspondentes ao que pesquisaram.

 

4. Mais medidas de segurança  

Certamente algum dia já reparou no aviso de que estava a entrar num website inseguro. Poucas coisas destroem tanto a credibilidade de uma empresa como passar uma imagem de insegurança e falta de credibilidade a quem visita a sua loja online.

A privacidade dos dados dos clientes e a segurança de um e-commerce são cada vez mais obrigatórios, num mundo em que se sucedem os esquemas de fraudes eletrónicas.

Garanta que o seu e-commerce cumpre todas as normas de segurança, com certificados SSL e informações de privacidade e segurança que não levantem qualquer dúvida ou suspeita.

 

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5. Meios de pagamento diversificados  

Quantas mais possibilidades de pagamento disponibilizar no seu e-commerce melhor será a experiência de compra que oferece aos seus clientes. 

Diversifique ao máximo a oferta de meios de pagamento, de forma a que os compradores escolham a opção que pensam ser a mais adequada e fácil. 

Lembre-se sempre que muitos clientes abandonam o ‘carrinho’ de compras neste momento da compra precisamente por não encontrarem uma forma de pagamento que lhes agrade ou seja possível. 

6. Estratégia omnicanal  

Uma boa estratégia de marketing digital é aquela que cruza todos os canais de marketing da marca de forma a garantir a melhor experiência possível ao cliente – o chamado marketing omnicanal.

Realizar a compra numa loja online e levantar depois a encomenda na loja física da marca é um dos exemplos do cruzamento de canais que talvez seja mais frequente e pedido nos dias de hoje. 

Avalie bem quais os canais que fazem sentido para a sua marca.

Personalize ao máximo a experiência de cada cliente de forma a que, independentemente do canal que ele escolher, sinta uma ligação e identificação com a marca. Seja nas redes sociais, na loja online ou noutro canal. 

Além destas 6 tendências a que deve mesmo ter atenção em 2024, não se esqueça de assegurar que o ‘básico’ também está implementado no seu e-commerce: um bom atendimento ao cliente, oferta de produtos de qualidade, preços competitivos e – muito importante – que o seu negócio online esteja completamente preparado para mobile.

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