Natal 2018: 4 Estratégias de Última Hora que Vão Impulsionar as Suas Vendas

Leads Ecommerce Loja Online

Por Abia Digital

Publicado 7 de dezembro 2018

Atualizado a 3 de dezembro de 2019

A estratégia digital da sua Loja online ainda está a meio gás para o Natal?

Ou precisa de implementar rapidamente uma estratégia que mexa com o seu público e comece a realizar vendas a sério?

Se assim for, está no sítio certo. Basta seguir as nossas indicações.

A época natalícia chega cada vez mais cedo, ano após ano.

Black Friday, depois Cyber Monday… O Natal vem logo de seguida.

O Santo Graal da época de vendas para o comércio online de consumo. (Moda e Tecnologia têm ganhos gigantescos nesta época)

E há que vender, pois a tendência pós-Natal da maioria dos retalhistas é baixar os preços para escoar o excesso de stock.

Se, por esta altura, os resultados das suas campanhas de Marketing Digital estão aquém do esperado não entre em pânico.

Segundo o ‘Estudo de Natal 2018’, da Delloite, mais de 50% dos portugueses inquiridos tencionam comprar presentes entre o mês de novembro e a primeira quinzena de dezembro.

Estratégia Marketing Digital Natal

A sério, não se preocupe.

As tendências Google dizem-nos que a procura por presentes de Natal começou no final de novembro e está a aumentar agora, no início de dezembro.

Goggle-Trends-Natal

Neste artigo preparamos um conjunto de estratégias digitais rápidas de implementar, que vão chamar a atenção do seu público-alvo e impulsionar a suas vendas online.

Vamos a isso.

1 – Aposta firme no Facebook e Instagram

Definir o canal em que vai comunicar

É altura de aumentar as possibilidades de gerar mais resultados.

Escolha com critério as redes sociais onde tem mais impacto. De onde vem grande parte dos seus clientes.

Segundo o estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais 2018’, da Marktest, o Facebook é a rede social mais relevante em Portugal: 87.5% dos utilizadores dizem espontaneamente, em 1.º lugar, conhecer o Facebook e 95% têm conta no Facebook.

60% dos utilizadores de redes sociais afirmam terem conta no Instagram, um valor que sobe para os 91% entre os mais jovens.

Se estamos a falar de consumo, Facebook e Instagram são as plataformas de comunicação de eleição para a sua Loja Online.

Gere Mais Tráfego Com Publicidade Facebook e Instagram

Se não tem a certeza qual a rede social mais utilizada pelo seu público-alvo (tem de passar a saber. A análise de dados torna o seu negócio muito mais rentável.) não parta do princípio que a sua audiência tem conta no Facebook e Instagram.

Provavelmente é verdade, mas todos nós acabamos por conferir maior importância, tempo e atenção a uma rede social.

Utilize Anúncios no Facebook e/ou Instagram. É altura de investir. Pouco falta para o Natal.

Como vimos acima, no estudo da Marktest, o fim anunciado do Facebook, depois do escândalo da Cambridge Analytica e a recolha indevida de dados dos utilizadores, está muito longe de ganhar forma em Portugal.

Anuncios Facebook Potencial

Continua a ser uma rede social com imenso potencial para anunciantes e gera muito tráfego.

Apresenta-lhe características de segmentação que obrigatoriamente tem de tirar partido.

Os posicionamentos, interesses, localização, … Tente ser o mais específico possível ao definir a sua audiência. Pode sempre construir diferentes anúncios e testá-los, mas lembre-se que estamos a correr contra o tempo.

Comunique diferenciadamente em cada rede social

Outro fator que deve ter em mente são as características das redes sociais.

O Instagram é uma rede social conotada com o lifestyle. Vive muito da imagem ou vídeo cujo apelo visual é o principal factor na conversão do cliente.

Utilize hashtags. É a forma mais fácil de ampliar o alcance das suas publicações e chegar a públicos que de outra forma não conheceriam os produtos da sua empresa.

Mantenha coerência nas hashtags utilizadas em todas as suas publicações.

Uma boa dica é criar hashtags que simbolizam a cultura da sua empresa. Por exemplo, para a Abia Digital: #EnergiaDigital

Ou associar os seus produtos a eventos de grande magnitude e hashtags populares do seu público-alvo.

Utilize as Instagram Stories. A popularidade das Stories cresceu exponencialmente no último ano.

É mais fácil de criar, rápido, permite introduzir animação e interação e desaparece ao fim de 24 horas.

Por fim, comunique com qualidade. Se habitualmente não utiliza os serviços de um profissional de comunicação trate de requerer os seus serviços nesta época. 

A criatividade visual e funcional, assim como o texto que irá utilizar nas suas publicações vai trazer-lhe lucro.

Influenciadores Digitais

Atente ao print abaixo do nosso Google Keyword Planner.

Palavras-chave-Natal-Google-Keyword-Planner

Sim, há milhares de pesquisas sobre o que dar ao namorado, à namorada, ao bebé, à criança, a uma amiga…

Os influenciadores digitais mais populares no Instagram, por exemplo, têm por base nas suas publicações temas relacionados com bebés, crianças ou moda.

Percebe onde queremos chegar? Sabe que existe procura, só tem de providenciar a oferta pelo canal correto.

Encontre o perfil de Influenciador Digital que se adequa à sua empresa e comece a comunicar.

Pode saber mais sobre Influenciadores Digitais no ponto 2 do artigo do blog 5 Dicas de Marketing Digital que Provavelmente a Sua Concorrência Não Utiliza

2 – Serviço de entregas rápidas e sentido de urgência

Transporte Expresso

A época natalícia pode ser muito cansativa. Vivemos na azáfama de comprar tudo para todos numa corrida desenfreada contra o tempo.

Tic-tac, Tic-Tac.

Todavia, comprar o presente ideal para os que mais gostamos a poucos dias do Natal é algo que não queremos que falhe.

A garantia que a sua Loja Online entrega num curto período de tempo, por exemplo, de dois ou três dias, é a vantagem direta sobre toda a sua concorrência.

Mesmo que o preço do seu produto seja superior. Dica: Se for possível enviar a encomenda no mesmo dia em que foi efetuada a compra é perfeito.

Portes grátis funcionam como recompensa para o seu cliente. Fez uma ótima compra e ainda por cima obteve transporte gratuito. É menos uma preocupação.

Esta é a época de realizar vendas. Não coloque entraves. Comunique este posicionamento no seu site e-commerce e certamente terá retorno.

Aplique o Sentido de Urgência

É um dos principais aspetos que envolvem o processo de venda: levar o cliente a avançar para a compra imediata em vez de adiar para mais tarde e ter oportunidade de pesquisar em outros sites da sua concorrência.

O importante é comunicar o sentido de urgência numa perspetiva de benefício para o seu cliente. Ou seja, transmitir a eficácia do seu produto em resolver o problema do seu cliente.

Aproveite as compras de última hora para lançar campanhas focadas em incentivos à compra.

3 – Anúncios de pesquisa, display e Remarketing.

Se não tratou do SEO antecipadamente pouco lhe vai adiantar agora.

Vai demorar bastante tempo a otimizar o seu posicionamento em Google e estamos com o Natal à porta.

Se quiser preparar o posicionamento do site da sua empresa em Google aconselhamos o Guia Avançado de Como Gerar Tráfego Qualificado Para o Site da Sua Empresa Sem Gastar 1 Euro

Para ontem, precisa de implementar Anúncios de pesquisa Google, Anúncios Display e Remarketing. Estas são as suas melhores alternativas.

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave de época de Natal

Pesquise as palavras-chave mais relevantes que se relacionam diretamente com as suas campanhas de Natal.

Google Keyword Planner 

O Google tem informação privilegiada sobre as pesquisas realizadas nesta época em 2017. 

Verifique quais as palavras-chave que obtiveram mais pesquisa relacionada com os produtos que comercializa online e utilize-as na sua Landing Page e Anúncios.

Ubersuggest 

É uma ferramenta interessante, vocacionada para o SEO, contudo serve o propósito de entender o que os seus clientes estão à procura e quais são as palavras-chave que utilizam.

Título, Extensões de Anúncio e Landing Pages

Anuncios Google Ads Natal

Tem de garantir que os seus anúncios são extremamente relevantes para esta época.

Sitelinks, Texto Destacado, Fragmentos Estruturados, Extensão de Chamada e Localização.

Lembre-se que a Landing Page deve estar otimizada com as palavras-chave do anúncio. Otimizada para telemóveis é obrigatório.

Remarketing é sempre uma estratégia excelente, especialmente na época de Natal. Os clientes indecisos só precisam de mais um pequeno incentivo.

4 – O seu blog deve respirar Natal

“Presentes de Natal para bebés de 2 meses”. Quem nunca fez esta pesquisa no Google ou sobre algo similar?

Os primeiros 10 resultados orgânicos são artigos de blog.

Palavras-chave que deve utilizar

Vimos acima que pode pesquisar as palavras-chave a utilizar com duas ferramentas poderosíssimas.

Selecione as mais relevantes que estão diretamente relacionadas com o seu tema e construa o seu texto. 

Espreite a concorrência através do Buzzsumo

O Buzzsumo é uma ferramenta online que permite perceber quais as publicações do seu concorrente tiveram melhores resultados nas redes sociais. 

Dá-lhe sempre novas ideias sobre quais artigos relacionados com a época natalícia estão a ter melhor desempenho entre a sua audiência. 

Por último, meça todos os seus resultados. Será importante para o próximo ano ou já para a passagem de ano. 

Vá à luta. Até já.

Leve o artigo consigo

Se gostou deste artigo partilhe e comente

Quero receber conteúdo exclusivo sobre Marketing Digital

empresa-de-marketing-digital

→ Estratégias e Soluções
→ Ferramentas e Análises
→ Guias, Tutoriais e Dicas
→ Ofertas e Promoções

Deixe um comentário