E-Commerce: Como Escoar o Stock Excedente Depois do Natal

Por Abia Digital

Publicado 14 de dezembro 2018

Atualizado a 16 de dezembro de 2019

A época a seguir ao Natal pode ser bastante dura para os retalhistas online.

O período mais movimentado do ano no e-commerce, entre Black Friday, Cyber Monday e Natal, fica para trás e é natural haver uma redução acentuada da procura.

Esta época está indubitavelmente associada à baixa de preços, descontos e promoções cuja principal finalidade é escoar o excesso de stock.

O consumidor sabe que assim é, esperam este momento e criam elevadas expectativas de encontrar a verdadeira pechincha.

E-commerce Depois do Natal

Por isso, não o fazer poderá criar frustração nos seus clientes. Não fazer nada é pior. 

Todavia, neste artigo vamos olhar para além dos descontos.

Os descontos não assumem o papel principal, mas estão presentes como complemento de uma estratégia digital, tendo em vista um objetivo maior: gerar negócio.

Sim, há negócio para além do Natal.

Basta seguir estas estratégias.

Lembre-se que deve começar a implementar já em dezembro para que em janeiro possa aumentar receitas, escoar stocks e manter os seus clientes satisfeitos.

Vamos a isso.

1 – Vender no Natal a pensar em janeiro

Inclua um incentivo no produto vendido no Natal para gerar compras em janeiro.

Parece simples, mas com os esforços centrados na época natalícia a etapa seguinte é muitas vezes esquecida.

Esta é a altura de utilizar a criatividade, trazer os seus clientes de volta à sua loja e de atribuir o sentimento de recompensa.

Os 10 ou 15% de desconto poderão não ser suficientes.

Esta ação deve ser comunicada ao seu cliente depois do Natal.

Lembre-se que a época natalícia é de azáfama e preocupação.

Se, por exemplo, enviar um e-mail consequente à compra irá provavelmente cair no esquecimento.

Automatize a sua estratégia de E-mail Marketing para comunicar com o seu cliente no 25 de dezembro ou no 1 de janeiro.

Diga-lhe que tem um presente especial à sua espera, numa compra a partir de determinado montante, por exemplo.

É importante não complicar e apontar demasiado alto. Abuse da simplicidade.

2 – Agradeça aos seus clientes por terem comprado na sua loja e ofereça-lhes um presente

Só o facto de agradecer é um gesto que resulta em retenção e fidelização.

Clientes gostam de se ver reconhecidos pelas marcas e adoram a recompensa e interação.

Envie-lhes um e-mail com uma oferta especial e monitorize os resultados.

Introduza um apelo a ação: “Este Presente é para Si”, por exemplo. 

E meça as interações com o Google Analytics e os Parâmetros UTM

Saber quem clicou no apelo define a abordagem seguinte ao seu cliente.

3 – Atacar clientes que não finalizaram a compra

O carrinho de compras é muitas vezes utilizado como uma lista de produtos que queremos comprar ou como ferramenta de arquivo que permite voltar a ver o produto mais tarde noutro dispositivo.

Ecommerce Produtos abandonados no carrinho

Grande parte dos clientes só precisam de um pequeno incentivo.

É, por esta razão e por outras, sempre importante recolher pelo menos o e-mail de quem compra na sua loja ou tem esta intenção e monitorizar a sua atividade.

Além de o ajudar a construir um perfil dos seus clientes, permite-lhe trabalhar informação fundamental para dinamizar o seu negócio.

4 – Reforçar o retargeting para as suas listas

Este ponto enfatiza o ponto 3.

Se habitualmente utiliza Retargeting, esta é a época em que precisa de reforçar a sua atividade.

Se não usa, procure fazê-lo, não só no Natal, mas no resto do ano. 

Aproveite o imenso tráfego que chega ao seu site nesta época do ano e crie listas para diferentes segmentos, com diferentes objetivos e comportamentos.

Depois, pode criar anúncios relacionados com os critérios que criou e apresentar os seus produtos, juntamente com um incentivo, a estes clientes.

O aspeto chave está nos critérios de criação de listas.

Por exemplo, se criar uma lista de utilizadores que compraram determinado produto pode apresentar-lhes um anúncio de um produto complementar, mas, desta feita, com um incentivo.

5- Associar os seus produtos a metáforas de resolução do Novo Ano

Ano novo, vida nova.

Todos fazemos resoluções para o novo ano, geralmente associadas a saúde, relações pessoais e profissionais, imagem, segurança, organização e produtividade.

Produtos relacionados com saúde, atividade física e emagrecimento disparam em janeiro.

É a época alta para este tipo de produtos.

ecommerce escoar produtos

Se a sua Loja Online não vende produtos diretamente relacionados com estes temas (o que é difícil) seja criativo.

E se tudo falhar, lembre-se da resolução mais popular sempre que o novo ano está à porta: ser feliz. Qualquer cliente consegue relacionar-se com este conceito.

Aproveite o mote e seja feliz. Bom Natal!

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