A época a seguir ao Natal pode ser bastante dura para os retalhistas online.
O período mais movimentado do ano no e-commerce, entre Black Friday, Cyber Monday e Natal, fica para trás e é natural haver uma redução acentuada da procura.
Esta época está indubitavelmente associada à baixa de preços, descontos e promoções cuja principal finalidade é escoar o excesso de stock.
O consumidor sabe que assim é, esperam este momento e criam elevadas expectativas de encontrar a verdadeira pechincha.
Por isso, não o fazer poderá criar frustração nos seus clientes. Não fazer nada é pior.
Todavia, neste artigo vamos olhar para além dos descontos.
Os descontos não assumem o papel principal, mas estão presentes como complemento de uma estratégia digital, tendo em vista um objetivo maior: gerar negócio.
Sim, há negócio para além do Natal.
Basta seguir estas estratégias.
Lembre-se que deve começar a implementar já em dezembro para que em janeiro possa aumentar receitas, escoar stocks e manter os seus clientes satisfeitos.
Vamos a isso.
1 – Vender no Natal a pensar em janeiro
Inclua um incentivo no produto vendido no Natal para gerar compras em janeiro.
Parece simples, mas com os esforços centrados na época natalícia a etapa seguinte é muitas vezes esquecida.
Esta é a altura de utilizar a criatividade, trazer os seus clientes de volta à sua loja e de atribuir o sentimento de recompensa.
Os 10 ou 15% de desconto poderão não ser suficientes.
Esta ação deve ser comunicada ao seu cliente depois do Natal.
Lembre-se que a época natalícia é de azáfama e preocupação.
Se, por exemplo, enviar um e-mail consequente à compra irá provavelmente cair no esquecimento.
Automatize a sua estratégia de E-mail Marketing para comunicar com o seu cliente no 25 de dezembro ou no 1 de janeiro.
Diga-lhe que tem um presente especial à sua espera, numa compra a partir de determinado montante, por exemplo.
É importante não complicar e apontar demasiado alto. Abuse da simplicidade.
2 – Agradeça aos seus clientes por terem comprado na sua loja e ofereça-lhes um presente
Só o facto de agradecer é um gesto que resulta em retenção e fidelização.
Clientes gostam de se ver reconhecidos pelas marcas e adoram a recompensa e interação.
Envie-lhes um e-mail com uma oferta especial e monitorize os resultados.
Introduza um apelo a ação: “Este Presente é para Si”, por exemplo.
E meça as interações com o Google Analytics e os Parâmetros UTM.
Saber quem clicou no apelo define a abordagem seguinte ao seu cliente.
3 – Atacar clientes que não finalizaram a compra
O carrinho de compras é muitas vezes utilizado como uma lista de produtos que queremos comprar ou como ferramenta de arquivo que permite voltar a ver o produto mais tarde noutro dispositivo.
Grande parte dos clientes só precisam de um pequeno incentivo.
É, por esta razão e por outras, sempre importante recolher pelo menos o e-mail de quem compra na sua loja ou tem esta intenção e monitorizar a sua atividade.
Além de o ajudar a construir um perfil dos seus clientes, permite-lhe trabalhar informação fundamental para dinamizar o seu negócio.
4 – Reforçar o retargeting para as suas listas
Este ponto enfatiza o ponto 3.
Se habitualmente utiliza Retargeting, esta é a época em que precisa de reforçar a sua atividade.
Se não usa, procure fazê-lo, não só no Natal, mas no resto do ano.
Aproveite o imenso tráfego que chega ao seu site nesta época do ano e crie listas para diferentes segmentos, com diferentes objetivos e comportamentos.
Depois, pode criar anúncios relacionados com os critérios que criou e apresentar os seus produtos, juntamente com um incentivo, a estes clientes.
O aspeto chave está nos critérios de criação de listas.
Por exemplo, se criar uma lista de utilizadores que compraram determinado produto pode apresentar-lhes um anúncio de um produto complementar, mas, desta feita, com um incentivo.
5- Associar os seus produtos a metáforas de resolução do Novo Ano
Ano novo, vida nova.
Todos fazemos resoluções para o novo ano, geralmente associadas a saúde, relações pessoais e profissionais, imagem, segurança, organização e produtividade.
Produtos relacionados com saúde, atividade física e emagrecimento disparam em janeiro.
É a época alta para este tipo de produtos.
Se a sua Loja Online não vende produtos diretamente relacionados com estes temas (o que é difícil) seja criativo.
E se tudo falhar, lembre-se da resolução mais popular sempre que o novo ano está à porta: ser feliz. Qualquer cliente consegue relacionar-se com este conceito.
Aproveite o mote e seja feliz. Bom Natal!
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